Tomada de decisão dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica: Fatores que influenciam a realização da episiotomia no parto

Publication year: 2024

No âmbito da Unidade Curricular (UC) Estágio com Relatório do X Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO) e de forma à obtenção do grau de Mestre, foi elaborado este Relatório de Estágio (RE), com análise crítica das aprendizagens e atividades desenvolvidas em estágio, assim como um estudo qualitativo do tipo exploratório decorrente das inquietações que foram surgindo durante os estágios.

Este estudo tem como questão de investigação:

?Quais os fatores que influenciam a tomada de decisão dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica na realização da episiotomia no parto?? Os objetivos deste estudo foram: descrever o conceito de tomada de decisão, conhecer os fatores que influenciam a tomada de decisão dos EEESMO para a realização da episiotomia e conhecer as necessidades de formação específica na área dos cuidados especializados em ESMO relativamente à episiotomia. Os participantes foram nove EEESMO que respondiam aos critérios de inclusão e exclusão. A recolha de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, com guião elaborado e testado previamente. A análise dos dados foi realizada segundo a análise de conteúdo de Bardin (2016). Através deste estudo concluímos que os fatores facilitadores e dificultadores que levam à realização da episiotomia concorrem entre si, isto é, EEESMO mais fundamentados cientificamente, realizam menos a episiotomia, sendo que os seus medos e receios relativamente a uma laceração de 3.º e 4.º grau se esbatem pelo seu conhecimento. No que diz respeito às implicações deste estudo para a prática dos cuidados de enfermagem especializada em ESMO, destacamos os seguintes aspetos: dar conhecimento do estudo aos profissionais de saúde; realizar formação em serviço à equipa multidisciplinar, especificamente aos EEESMO resultante das evidências científicas mais recentes e realizar estudos semelhantes com outras amostras será sempre uma mais valia para a fundamentação da prática, no sentido da melhoria continua dos cuidados de saúde.