Vivências do processo de vinculação da díade mãe/recém-nascido prematuro moderado sujeito a internamento na unidade de cuidados intensivos neonatais

Publication year: 2024

No âmbito da unidade curricular Estágio com Relatório, integrada no curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, foi realizado um relatório final, que contempla uma descrição e reflexão relativa à componente de estágio e uma abordagem da componente investigativa.

Problemática:

Na componente de investigação, o estudo desenvolvido abrangeu o tema das vivências do processo de vinculação da díade mãe/recém-nascido prematuro moderado (RNPM) sujeito a internamento na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN). O processo vinculativo entre a mãe e o RNPM é extremamente importante para ambos, influenciando a relação futura entre os dois, bem como a personalidade que a criança irá desenvolver. Desta forma, os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) deverão possuir competências para educar e orientar os progenitores, no sentido de promover vivências positivas no processo de vinculação da díade mãe/RNPM sujeito a internamento na UCIN.

Objetivo:

1) Conhecer de que forma se processa o processo de vinculação da díade mãe/recém-nascido prematuro moderado sujeito a internamento na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais.

Metodologia:

Investigação qualitativa, de nível I: exploratório-descritivo. Nesta participaram seis mulheres e, para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada uma entrevista semiestruturada constituída por questões no âmbito da temática em estudo. Os dados recolhidos foram analisados de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016).

Resultados:

Da análise das entrevistas, emergiram quatro categorias: 1) Primeiro tipo de contato com o recém-nascido prematuro moderado; 2) Contribuição dos enfermeiros para a promoção do processo de vinculação; 3) Estratégias que contribuíram para a vinculação e 4) Sentimentos vivenciados pela mãe ao longo do estabelecimento do processo vinculativo. Conclui-se que as participantes têm falta de informação, sendo o conhecimento sobre a temática do processo vinculativo reduzido.

Conclusão:

Salienta-se a necessidade de formação dos pais/nomeadamente a mãe, relativamente ao significado e importância do processo vinculativo, bem como uma maior intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Maternas e Obstétrica, perante esta temática. Palavras-chave: Enfermagem, Prematuro moderado, Processo de vinculação da díade mãe/recém-nascido prematuro moderado, Vivências do processo de vinculação da díade mãe/recém-nascido prematuro moderado sujeito a internamento na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais.