Mobilidade de pessoas idosas hospitalizadas: um estudo de representações sociais
Mobility of hospitalized older people: a estudy of social representations
Publication year: 2021
A pesquisa foi desenvolvida baseada na problemática que a hospitalização, mesmo de forma não intencional, favorece a ocorrência de riscos e quando se trata de pessoas idosas, podem gerar problemas de ordem física, psicológica e social que poderia ser evitado através do estímulo à mobilidade.
Objetivo:
apreender a estrutura das representações sociais da equipe de enfermagem, acerca da mobilidade da pessoa idosa hospitalizada. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória de abordagem qualitativa, fundamentada nos princípios da Teoria das Representações Sociais, com foco na abordagem estrutural. O grupo social estudado foi composto por 100 profissionais da equipe de enfermagem que atua em unidades abertas destinada ao cuidado às pessoas idosas, de um hospital universitário, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Para coleta dos dados foram utilizadas as técnicas de associação livre de palavras e entrevista não-estruturada. Os dados da associação livre de palavras foram processados pelo software EVOC que determinou a estrutura da representação social através do quadro de quatro casas. O corpus das entrevistas foi analisado através da análise de conteúdo de Bardin. No quadro de quatro casas, considerando a frequência e a ordem média das evocações, os termos “queda, acamado e cuidado” compuseram o núcleo central.O conjunto de termos apresentados no quadro de quatro casas apresentaram ressonância nas entrevistas e endossaram a construção de três categorias temáticas:
Cuidados envolvendo os riscos, cuidados voltados para manter a independência/autonomia e atenção para lidar com as barreiras à mobilidade. A equipe de enfermagem ao expor a estrutura representada diante do objeto analisado deixa à vista que não se limita apenas na execução da assistência, vai além ao pensar em estratégias seguras de mobilidade da pessoa idosa hospitalizada. Uma equipe específica que trabalhe com foco nesse domínio através do gerenciamento dos fatores limitantes trazido no quadro, poderia se preocupar em pensar na operacionalização dessas estratégias, provendo pessoas, equipamentos, materiais e as demais necessidades. Embora a pesquisa seja limitada a um grupo de profissionais, é necessário aprofundar os estudos e analisar as conexões que os elementos fazem entre si, além de outras pesquisas na área para elucidar melhor a relação que as profissionais de saúde estabelecem como prioridade na recuperação da mobilidade de pessoas idosas hospitalizadas. (AU)
The research was developed based on the problem that hospitalization, even unintentionally, favors the occurrence of risks and when it comes to elderly people, can generate physical, psychological and social problems that could be avoided by encouraging mobility.