Relatório final de estágio: Barreiras e facilitadores da monitorização respiratória por capnografia, pelos enfermeiros na unidade de cuidados pós-anestésicos: scoping review
Publication year: 2024
O presente relatório pretende descrever e analisar o processo de aprendizagem e a aquisição de competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com foco na prestação de cuidados de saúde de qualidade.
O enfermeiro especialista detém competências nos mais diversos níveis, que operacionaliza
na prestação de cuidados, devendo as mesmas ser alvo de reflexão e melhoria contínua
diária. A primeira parte do presente relatório, traduz o desenvolvimento das competências
gerais e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ao longo
do estágio decorrido na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos, do Centro Hospitalar e
Universitário de Coimbra, através de uma análise crítico-reflexiva das aprendizagens e das
oportunidades de aprendizagem à luz das competências descritas, com recurso a outras
fontes bibliográficas.
Da experiência do estágio salienta-se o papel do enfermeiro especialista em Enfermagem
Médico-Cirúrgica, como um agente impulsionador da mudança, promovendo a atualização
contínua do conhecimento, a excelência nos cuidados prestados e a disseminação de práticas baseadas em evidências científicas, a fim de garantir a segurança e a melhoria contínua.
A segunda parte é constituída pela componente de investigação, que partiu da questão de
revisão: ?Quais as barreiras e facilitadores na utilização da capnografia, para a monitorização respiratória, pelos enfermeiros na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos??. Assim, foi desenvolvida uma scoping review, segundo o método proposto pelo Joanna Briggs Institute, com o objetivo de mapear a evidência disponível relacionada com as barreiras e os facilitadores na utilização da capnografia, para a monitorização respiratória, pelos enfermeiros na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Medline (via PubMed) e CINAHL Complete (via EBSCOhost), assim como no Repositório Comum de Acesso Aberto de Portugal. Dos 7 estudos integrados na amostra, destacam-se como barreiras as relacionadas com a não adesão do doente e a iliteracia e, nos facilitadores salientam-se a formação dos enfermeiros; o aumento da confiança; a antecipação dos focos de instabilidade e a perceção da segurança.