Agregando novos sentidos ao ser mulher a partir da vivência da excitação sexual ao amamentar
Adding new meanings to being a woman from the experience of sexual excitement when breastfeeding
Publication year: 2021
Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva, com a utilização da Grounded Theory, na perspectiva do Interacionismo Simbólico.
Os objetivos foram:
descrever os significados atribuídos por mulheres à excitação sexual experimentada ao amamentar; discutir as estratégias utilizadas pelas mulheres a fim de lidar com a excitação sexual experimentada ao amamentar; e analisar e interpretar, na perspectiva do Interacionismo Simbólico, a experiência de vivenciar a excitação sexual ao amamentar a partir dos significados atribuídos pelas mulheres. O estudo foi realizado no Município do Rio de Janeiro, em ambientes públicos e locais de escolha das participantes. O recrutamento das participantes deu-se durante o evento “Mil mulheres amamentando”, de mobilização em prol da amamentação, do XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno em 2019, onde também houve a divulgação da temática em palestras, aulas e eventos científicos. A coleta e análise dos dados ocorreram de forma simultânea, após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob registro nº CAAE: 20167419500005282, no período de novembro de 2019 a janeiro de 2020, observando todas as exigências da Resolução 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Foram entrevistadas doze participantes, e formados dois grupos amostrais. Os resultados foram organizados em quatro categorias, quais sejam: a socialização da amamentação e a apropriação do corpo e da sexualidade feminina; vivenciando de maneira distinta a excitação sexual ao amamentar; significando, sentindo e agindo de diferentes formas a vivência da excitação sexual ao amamentar; reconhecendo as barreiras para dialogar sobre a excitação sexual ao amamentar. Os significados atribuídos à vivência da excitação sexual ao amamentar foram expressos como uma experiência que faz parte da vida e da história da amamentação e como uma sensação inapropriada durante o ato de amamentar.Já as estratégias utilizadas pelas mulheres a fim de lidar com a excitação sexual ao amamentar foram:
deixar rolar, fluir, acontecer e passar as sensações de excitação; estabelecer limites com o corpo e amamentação; retirar o bebê do peito; privar por determinado tempo a amamentação; introduzir outros alimentos para diminuir a frequência e tempo da amamentação; pensar em outras coisas e respirar fundo; e por fim a decisão pelo desmame gradual. Esses significados e estratégias auxiliaram na compreensão do processo “despertando-se como mulher” e do fenômeno central do estudo, intitulado “agregando novos sentidos ao ser mulher a partir da vivência da excitação sexual ao amamentar”, envolvendo um “desconectar-se do mundo e conectar-se consigo”, na busca pelo resgate do próprio corpo para si e do autoconhecimento da sua sexualidade. Assim, conclui-se o quanto os comportamentos sociais instituídos pela socialização da amamentação repercutem na vida das mulheres, normalizando a apropriação do corpo feminino durante a maternidade e condenando qualquer possibilidade de sentir prazer com o próprio corpo.
This study employed a qualitative and descriptive approach, with the use of the Grounded Theory, from the perspective of Symbolic Interactionism. The goals were to describe the meanings attributed by women to sexual arousal experimented while breastfeeding; to discuss the strategies utilized by these women in order to deal with the sexual excitation felt when breastfeeding; and to analyze and interpret, from the perspective of Symbolic Interactionism, the experience of going through sexual arousal while breastfeeding as reported by women. The study was carried out in the city of Rio de Janeiro, in public environments and locations chosen by the participants. The recruitment of the participants took place during an event named “One Thousand Women Breastfeeding”, a campaign in favor of breastfeeding, held at 15th National Meeting of Breastfeeding in 2019, where the topic was also approached in lectures, lessons and scientific events. Data collection and analysis were performed simultaneously, after the approval of the Brazilian Research Ethics Committee, under registration number CAAE: 20167419500005282, for the period from November 2019 to January 2020, in compliance with all of the requirements of resolution 466/2012 and 510/2016 of the National Health Council in Brazil. Twelve participants were interviewed and organized into two sample groups.