O sentido do trabalho para homens com úlceras falcêmicas
The meaning of work for men with sickle cell ulcers
Publication year: 2021
Esta pesquisa teve como objeto o sentido do trabalho para homens com úlceras falcêmicas (UF). Na atual sociedade capitalista, quem não trabalha tem sua subsistência inviabilizada em termos de moradia, alimentação, vestuário, enfim, a materialidade da vida se apresenta altamente comprometida para essas pessoas. Nessa perspectiva, a presença de uma doença crônica associada à alteração de autoimagem torna o homem mais vulnerável, afetando o desenvolvimento das atividades laborais, podendo repercutir no sentido que ele tem do trabalho.
Os objetivos deste estudo foram:
i) descrever o sentido do trabalho para o homem com UF; ii) analisar as dificuldades e as facilidades que o homem com UF apresenta para a manutenção no mundo do trabalho e descrever o sentido do trabalho para estes homens; iii) discutir os impactos da presença de UF em homens atuantes no mundo do trabalho e iv) elaborar uma cartilha educativa para prevenção de complicações e recidivas de UF, com vistas a contribuir para a manutenção do homem com UF no mundo do trabalho. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, desenvolvida em dois campos, um ambulatório de curativos de um hospital de grande porte e uma clínica de enfermagem em estomaterapia alocada em uma policlínica, ambos vinculados ao complexo de saúde de uma universidade pública situada no munícipio do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu entre agosto e novembro de 2019 após a aprovação do Comitê de Ética, por meio de entrevista semiestruturada com 20 homens com ferida falcêmica. O tratamento dos dados ocorreu por meio da análise dos aspectos sociodemográfico, profissional e da lesão advindos do programa informático StatisticalPackage for the Social Sciences(SPSS) e pela análise das informações decorrentes das perguntas abertas, com a utilização dosoftwareInterface de R pourlesAnalysesMultidimensionnelles de Textes et de Questionnaires(IRAMUTEQ),adotando-se a Classificação Hierárquica Descendente, análise por meio da utilização da nuvem de palavras e da especificidade de grupo. Os resultados revelaram que a tríade doença, UF e dor promove afastamento social, provocando repercussões na vida laboral, que podem traduzir-se em limitações psicofísicas, aposentadorias precoces e inserções em espaços de trabalho precarizados, além de uma representação estigmatizante na vida desses indivíduos. A execução deste estudo foi relevante, pois contribuiu para a discussão sobre o sentido do trabalho para o homem com UF; permitiu uma análise reflexiva sobre seu cotidiano; colaborou na produção de conhecimento que pode repercutir positivamente na qualidade da assistência e do ensino de enfermagem, bem como incentivar outras pesquisas sobre a temática; e, ainda, elaborou-se uma cartilha educativa sobre prevenção de complicações e recidivas, com vistas a facilitar a manutenção desse homem no mundo do trabalho.
The object of this research was the meaning of work for men with sickle cell ulcers (SCU). In today’s capitalist society, those who do not work have their subsistence rendered impossible in terms of housing, food, clothing; in short, the materiality of life is highly compromised for these people. In this perspective, the presence of a chronic disease associated with altered self-image makes men more vulnerable, affecting the development of work activities, which may have repercussions in the sense that they have about work.