O processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde na perspectiva de professores da educação básica
The process of inclusion of children and adolescents with special health needs from the perspective of teachers of basic education
Publication year: 2022
Crianças e adolescentes com Necessidades Especiais de Saúde são aqueles que possuem uma condição física que necessita de um cuidado periódico e contínuo para seu desenvolvimento, e que requer algum tipo ou quantidade de atendimento maior oferecidos pelos serviços de saúde. Eles apresentam condições especiais de saúde com demandas de cuidados contínuos. No Brasil, atualmente, um elevado número teve sua sobrevivência possibilitada por mudanças relacionadas às práticas de cuidado e aos avanços tecnológicos, fatos que contribuíram para a elevação de suas sobrevidas e o aumento de suas expectativas de vida. Com o aumento da expectativa de vida, muitos deles estão atingindo a vida adulta e, consequentemente, chegando ao ambiente escolar, o que torna relevante estudar o processo de inclusão escolar desses grupos populacionais.
Os objetivos foram:
descrever como ocorre o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde na perspectiva dos seus professores; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos professores para a inclusão dessas crianças e adolescentes no contexto escolar; analisar as estratégias implementadas pelos professores para superação das dificuldades e discutir a atuação do profissional de saúde no processo de cuidados com essas crianças e adolescentes em ambiente escolar. Estudo qualitativo realizado em um colégio de aplicação da rede pública de ensino situado na cidade do Rio de Janeiro. Participaram 13 professores. A pesquisa foi aprovada pelos comitês de ética com o número de parecer 4.652.047. A coleta de dados ocorreu por meio da entrevista semiestruturada, durante os meses de maio a julho de 2021. As entrevistas foram tratadas pelo software IRAMUTEQ®.Resultados:
Ao dar voz aos docentes, foi possível evidenciar que o campo de pesquisa possui um atendimento especializado (AEE) para atender crianças e adolescentes com necessidades especiais. No que tange as necessidades especiais de saúde mais propriamente ditas, os professores apontaram haver um prévio diagnóstico de saúde dos estudantes junto aos seus familiares, realizado pela coordenação de ensino da instituição, sendo essas informações compartilhadas com todos os professores. Os docentes consideraram que os cuidados a serem desenvolvidos com essas crianças e adolescentes diferem e ultrapassam sua prática pedagógica propriamente dita. Nesse sentido, por serem cuidados muitas das vezes técnicos, eles entendem ser importante a participação das famílias, orientando-as de como proceder nos diferentes cuidados de saúde e da necessidade de implantação de um departamento de saúde dentro da própria instituição. Concluiu-se que, para o aprimoramento de forma integral do processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde, faz-se necessário o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar que inclui a parceria com o profissional de saúde com vistas a assegurar ações de cuidados previstas a esses estudantes, melhorando sua qualidade de vida e sua integração no ambiente escolar, contribuindo, dessa forma, para uma educação mais inclusiva. Com a realização deste estudo mais um passo foi dado no sentido de aumentar a visibilidade desses grupos populacionais, contribuindo para o preenchimento da lacuna de conhecimento encontrada, com trabalhos ainda incipientes sobre a inclusão das mesmas no cenário escolar.
Children and adolescents with Special Health Needs are those who have a physical condition, which requires periodic and continuous care for their development, and which requires some type or amount of greater care offered by health services. They have special health conditions with demands for ongoing care. In Brazil, currently, many had their survival made possible by changes related to care practices and technological advances, facts that contributed to the increase in their survival and the increase in their life expectancies. With the increase in life expectancy, many of them are reaching adulthood, consequently reaching the school environment, which makes it relevant to study the process of school inclusion of these population groups.