A criança e o adolescente atravessando momentos de dificuldade na busca de conhecimento e no desenvolvimento da familiaridade com a condição crônica
The child and adolescent going through difficult moments in the search for knowledge and the development of familiarity with the chronic condition
Publication year: 2021
A criança e o adolescente com condição crônica passam por um longo período de tratamento e, muitas vezes, diversas hospitalizações. Nessa perspectiva, torna-se relevante que eles desenvolvam conhecimentos acerca da sua condição de saúde. O objeto do estudo foi o conhecimento da criança e do adolescente sobre sua condição crônica e seus cuidados de saúde durante a hospitalização.
Os objetivos foram:
compreender o conhecimento da criança e do adolescente sobre sua condição crônica e seus cuidados de saúde durante a hospitalização; apreender o significado, para a criança e o adolescente, de conhecer sua condição crônica e seus cuidados de saúde durante a hospitalização; analisar o processo de interação da criança e do adolescente com seu saber sobre sua condição crônica e seus cuidados de saúde; apresentar um modelo teórico representativo do significado do conhecimento da criança e do adolescente sobre sua condição crônica e seus cuidados de saúde. Pesquisa qualitativa, realizada em um hospital público universitário localizado no município do Rio de Janeiro/RJ. Participaram do estudo 11 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 17 anos, com condições crônicas, separados em dois grupos amostrais. A coleta e análise dos dados aconteceram concomitante seguindo os preceitos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A discussão ocorreu à luz do referencial teórico do interacionismo simbólico (IS) e da literatura científica atual. A pesquisa foi aprovada pelos Pareceres n° 3.636.298 e n° 3.732.881.O conhecimento da criança e do adolescente sobre sua condição crônica de saúde e seus cuidados durante a hospitalização permitiu a construção de três fenômenos:
“Passando por períodos difíceis”, “Criando estratégias para superar” e “Apropriando-se da condição crônica e do tratamento”, que levou ao modelo teórico “A criança e o adolescente atravessando momentos de dificuldade na busca de conhecimento e no desenvolvimento da familiaridade com a condição crônica”. A experiência de conviver com uma condição crônica se mostrou desafiadora. A partir do diagnóstico, inúmeros novos saberes são inseridos no contexto de vida da criança e do adolescente, além de procedimentos incômodos e diversas hospitalizações. Nesse contexto, o acesso ao conhecimento é dificultado pelos familiares e profissionais de saúde. Todavia, conforme o tempo passa, novas interações vão sendo estabelecidas e, em estratégias de ação-interação, eles buscam ativamente os conhecimentos que julgam necessários. Diante disso, apreende-se que, ao vivenciarem momentos difíceis, as crianças e adolescentes vão criando estratégias para superarem e se apropriarem da condição crônica e do tratamento, desenvolvendo familiaridade com a sua condição de saúde.
The child and adolescent with chronic conditions go through a long period of treatment and, often, several hospitalizations. In this perspective, it is relevant that they develop knowledge about their health condition. The study object was the knowledge of children and adolescents about their chronic condition during hospitalization.