Cuidado das mulheres com gravidez de risco à luz da Teoria de Swanson: contribuições para o desenvolvimento das tecnologias não invasivas de cuidado de enfermagem
Care of women with risk pregnancies in light of Swanson's theory: contributions to the development of non-invasive nursing care technologies
Publication year: 2020
A qualidade da assistência às mulheres no parto tem sido buscada pelas políticas de saúde. Ao pretender a humanização da assistência, a enfermagem propõe as Tecnologias Não Invasivas de Cuidado de Enfermagem (TNICE). Em face disso, definiu-se como objeto de pesquisa as percepções das mulheres com gravidez de risco sobre o uso das TNICE no trabalho de parto e parto. Objetivou-se identificar os sentimentos das mulheres acerca da gravidez de risco; analisar as percepções destas mulheres sobre o uso das TNICE usadas no trabalho de parto à luz da Teoria de Cuidado de Kristen Swanson; e discutir as influências das tecnologias não invasivas sobre o bem-estar dessas mulheres durante o parto. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, conduzida em maternidade terciária vinculada a um hospital de ensino no município do Rio de Janeiro. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 20 puérperas e analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardin.
Esta análise conduziu a construção das seguintes categorias:
1) “Sentimentos das mulheres relacionados à vivência da gestação e parto com risco obstétrico associado”; 2) “Percepções das mulheres com gravidez de risco acerca das tecnologias não invasivas de cuidado no trabalho de parto à luz da Teoria de Kristen Swanson” e 3) “O bem-estar das mulheres com gravidez de risco como resultado da aplicação das tecnologias não invasivas de cuidado no trabalho de parto”. As puérperas participantes percebem que o diagnóstico de gravidez de risco implica em transformações fisiológicas, biológicas e psicológicas. O momento do trabalho e parto e parto é visto com temor devido à incerteza com o seu desfecho. Os sentimentos que elas mais vivenciam são a insegurança, ansiedade, medo, receio, dúvida, apreensão, preocupação e negação, o que destaca a importância da valorização dos aspectos subjetivos no cuidado promovido pelas enfermeiras por meio das TNICE. A Teoria de cuidado de Swanson foi basilar na análise das percepções das mulheres com gravidez de risco e possibilitou compreender o processo de cuidado das enfermeiras por meio das TNICE e as suas potencialidades. Neste cuidado, ocorrem relações de ajuda e respeito e se estabelece o vínculo entre as parturientes e as enfermeiras, o que proporciona atenção e suscita sentimentos positivos, como compreensão, valorização, esperança, companheirismo, segurança, conforto, acolhimento, respeito e bem-estar. O cuidado das enfermeiras é pautado no respeito à dignidade humana, à individualidade e à singularidade feminina, possibilitando uma relação harmoniosa com a cultura, valores e crenças. Por meio das TNICE, o cuidado de enfermagem à luz da Teoria de Kristen Swanson apresenta características não invasivas, promove o bem-estar e a percepção de satisfação, segurança e conforto nas parturientes, sendo estes essenciais para uma assistência qualificada e um desfecho da gestação e parto exitoso para todas as mulheres, mesmo quando há risco ou morbidade associada.
Quality of care for women in childbirth has been sought by health policies. With the aim of humanizing patient care, nursing proposes Non-Invasive Nursing Care Technologies (TNICE). We have thus defined the object of our research as the perceptions of women with risk pregnancies about the use of TNICE in labor and childbirth. This dissertation aimed to identify women's feelings about risk pregnancy; to analyze those women’s perceptions about applying TNICE in labor, in the light of Kristen Swanson’s Care Theory; and to discuss the impact of non-invasive technologies on those women’s well-being during childbirth. This is a descriptive research with a qualitative approach, conducted in a tertiary maternity hospital linked to a teaching hospital in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The semi-structured interviews were conducted with 20 puerperal women and analyzed according to Bardin’s content analysis technique.