Condições de trabalho e problemas de saúde dos profissionais de enfermagem em terapia intensiva cardiológica
Working conditions and health problems of nursing professionals in cardiac intensive care
Publication year: 2022
O presente visa o estudo das “condições de trabalho e os problemas de saúde dos profissionais de enfermagem atuantes em uma unidade de terapia intensiva cardiológica”.
Objetivo:
avaliar os problemas de saúde dos profissionais de enfermagem e sua relação com as condições de trabalho em uma unidade de terapia intensiva cardiológica de um hospital universitário.Método:
quantitativo do tipo transversal, descritivo e exploratório. O campo foi uma unidade de terapia intensiva de cirurgia cardiovascular de um hospital universitário situado no município do Rio de Janeiro.A amostra foi composta por 53 trabalhadores de enfermagem mediante os seguintes critérios de inclusão:
profissionais lotados no setor por no mínimo 6 meses e em regime de turnos (diurno e noturno). Excluídos os trabalhadores que não atuavam em turnos, gerentes e os que se encontravam de férias, licenças de saúde e outros afastamentos. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.A coleta de dados foi realizada por meio dos instrumentos:
caracterização da amostra; Identificação dos Fatores de Risco no Ambiente de trabalho; e Problemas de Saúde Percebidos pelos Trabalhadores (BOIX; VOGEL, 1997), adaptado por M. Mauro e C. Mauro (2009). Aplicou-se a estatística descritiva.Resultados:
a amostra foi composta majoritariamente por técnicos de enfermagem, sexo feminino, casados, faixa etária acima de 46 anos e salarial entre 3 e 5 salários mínimos, com contrato de trabalho temporário que atuavam no setor há três anos, cumprindo carga horária semanal de 30 e acima de 40 horas ao considerar outros vínculos.Os riscos mais frequentes percebidos pelos trabalhadores foram:
exposição a riscos biológicos (sangue e derivados), químicos (contato com substância química), físicos (raio-x, ruído, gases, vapores), ergonômicos (queda de materiais, postura forçada, esforço físico, sobrecarga de trabalho, longas jornadas, ritmo de trabalho acelerado, recursos materiais insuficientes, trabalho repetitivo e baixa perspectiva de crescimento). Dentre os problemas de saúde verificou-se: estresse, transtornos do sono, mudanças de humor e de comportamento, dores de cabeça frequentes, problemas osteomusculares, oculares, varizes e fadiga muscular.Conclusão:
por se tratar de um estudo transversal e pelo fato de não terem sido realizados testes estatísticos com o objetivo de verificar a associação entre as variáveis, conclui-se que os fatores de risco e as condições de trabalho podem contribuir ou agravar os problemas de saúde relatados, principalmente ao considerar as cargas de trabalho presentes, as longas jornadas, o duplo vínculo empregatício além de outras variáveis. Há necessidade de medidas de cunho preventivo no intuito de minimizar os riscos, promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho. Por consequência, decorre a melhoria da assistência e satisfação no trabalho.
The present aims to study the “working conditions and health problems of nursing professionals working in a cardiology intensive care unit”.