O olhar dos profissionais de saúde sobre a transição de cuidados de adolescentes jovens com fibrose cística para os serviços de adultos
The look of health professionals on the transition of care for young adolescents with cystic fibrosis to adult services
Publication year: 2023
O aumento da expectativa de vida de adolescentes jovens com Condições Crônicas Complexas de Saúde demanda o aprimoramento da gestão do cuidado no que se refere a passagem do Serviço Pediátrico para o Serviço de Adultos. A transição de cuidados para o serviço de adulto é um elemento necessário no cuidado do adolescente jovem com doença crônica e, atualmente, o conceito de transição planejada é considerado parâmetro de qualidade nos serviços que prestam cuidados a esses pacientes. Nesse sentido, este estudo tem como objeto a transição de cuidados de adolescentes jovens com fibrose cística para o serviço de adulto.
Objetivos:
analisar a transição de cuidados de adolescentes jovens com fibrose cística para os serviços de adultos; conhecer o olhar dos profissionais de saúde sobre a transição de cuidados de adolescentes jovens com fibrose cística para os serviços de adultos; descrever a transição de cuidados de adolescentes jovens com fibrose cística para os serviços de adultos e identificar os desafios dos profissionais de saúde na transição de cuidados de adolescentes jovens com fibrose cística.Metodologia:
pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida por meio de uma entrevista semiestruturada com 19 profissionais de saúde. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê Ética em Pesquisa, sob o parecer 5.379.005. Os dados foram processados com a utilização do software IRAMUTEQ®. Após o processamento dos dados pelo software, foi realizada a interpretação dos resultados, a partir do quadro conceitual sobre transição de cuidados, base de sustentação do objeto de estudo.Resultados:
a transição de cuidados é compreendida como um processo longitudinal e singular que demanda o desenvolvimento de potencialidades dos adolescentes jovens e familiares/cuidadores no processo do cuidado. Apontam os desafios estruturais e organizacionais enfrentados pelos profissionais de saúde na implementação da transição de cuidados, assim como evidencia que a ausência de fluxos assistenciais e o planejamento das ações em saúde que subsidiem a transição de cuidados corrobora com a permanência de adultos nos serviços pediátricos.Considerações Finais:
a transição de cuidados se configura como um elemento chave no processo do cuidado ao viabilizar a coordenação e a continuidade do cuidado com a inserção nos serviços de adultos. Todavia, para a sua implementação, ainda incipiente na maior parte dos serviços de saúde, se torna necessário a articulação da rede de atenção à saúde, o apoio da gestão das instituições, assim como condições estruturais e organizacionais adequadas à oferta de um serviço integral.
The increase in the life expectancy of young adolescents with Complex Chronic Health Conditions demands the improvement of care management with regard to the transition from the Pediatric Service to the Adult Service. The transition from care to the adult service is a necessary element in the care of young adolescents with a chronic illness; currently this concept is considered a quality parameter in the services that provide care to these patients. In a sense, this study has as its object: the transition of care for young adolescents with cystic fibrosis to the adult service.