Práticas de risco de lesões músculo-esqueléticas nos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica
Publication year: 2023
Os enfermeiros são considerados um grupo profissional com elevado risco de contrair lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho (LMELT), devido as características da sua atividade que envolve uma série de atividades físicas, como movimentar e posicionar pacientes, levantar e transportar equipamentos e trabalhar em posições desconfortáveis por longos períodos. A comunidade científica tem estudado esta temática na enfermagem, no entanto existem poucos estudos relativamente ao risco e prevalência das LMELT na prática diária do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO). A revisão da literatura sobre as LMELT permite afirmar que os fatores de risco estão identificados e as medidas preventivas estão bem divulgadas. No entanto, um ponto importante é a consciencialização dos EESMO sobre esses fatores de risco. A criação de uma escala de avaliação permitirá avaliar as práticas e comportamentos dos EESMO que contribuem para o risco de LMELT, esta pode ser uma ferramenta útil para ajudar os especialistas a identificar e avaliar os fatores de risco associados à sua atividade profissional, conseguindo assim adotar medidas preventivas e adequadas para reduzir a incidência dessas lesões.
Este estudo tem como questão:
quais são os itens que devem integrar uma escala de avaliação de práticas e comportamentos que configuram para o risco de LMELT nos EESMO? Os objetivos são: contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem sobre os fatores de risco de LMELT dos EESMO; Concretizar uma revisão scoping sobre as escalas de avaliação do risco de LMELT nos enfermeiros ao nível da literatura; e Construir uma escala de avaliação de práticas e comportamentos que configuram para o risco de LMELT nos EESMO. O estudo é de abordagem quantitativa e centra-se no protocolo pré-definido por Waltz, Strickland e Lenz. A avaliação da escala foi realizada por um painel de 10 peritos com conhecimento e competência para ajuizar a representatividade e adequação dos itens face ao construto, respeitando os pressupostos da técnica de Delphi. Realizaram se três rounds para se chegar ao consenso entre peritos. O Content Validity Context foi aplicado para a obtenção de validação do conteúdo relativamente aos itens, aplicou-se ainda o Interrater agreement para aferir a concordância interavaliadores. A escala final é constituída por cinco dimensões com um total de 69 itens. (AUT)
Nurses are considered a professional group with a high risk of contracting musculoskeletal lesions injuries related to work (MSLRW) due to the characteristics of their activity involving a series of physical activities, such as moving and positioning patients, lifting, and transporting equipment, and working on uncomfortable positions for long periods. The scientific community has studied this subject in nursing, however, there are few studies regarding the risk and prevalence of MSLRW in the daily practice of nurse midwives and obstetric nurses (NMON). The literature about MSLRW indicates that the risk factors and preventive measures are well informed. However, an important point is the awareness of NMON on these risk factors. Creating an evaluation scale will allow for assessing the practices and behaviors of the MON that contribute to the risk of MSLRW. Hence, it can be a valuable tool for helping specialists identify and evaluate the risk factors associated with their professional activity, thus being able to adopt preventive and suitable measures to reduce the incidence of these lesions.