Efetividade do exercício físico na prevenção de quedas em idosos: relatório de estágio
Publication year: 2024
O envelhecimento tem vindo a aumentar mundialmente e pessoas idosas vão sofrendo alterações funcionais, que aumentam o risco de sofrer uma queda. As quedas podem resultar em lesões que comprometem a autonomia na realização das atividades de vida diária. O exercício físico é importante na prevenção e manutenção da funcionalidade do idoso, melhorando a sua qualidade de vida.
Objetivo:
Avaliar a efetividade de um programa de exercício físico na prevenção de quedas em idosos.Métodos:
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados “Pubmed”, “Scopus” e “Web of Science”, considerando os últimos 5 anos e publicações de acesso aberto em língua portuguesa, inglesa e espanhola.Resultados:
Da análise dos 6 artigos, foi observado que um programa de exercício físico, como passos induzidos por perturbações, exercícios vibratórios e de proprioceção e exercícios de força muscular, previnem o risco de quedas em idosos, melhorando o equilíbrio, a marcha, a postura e a coordenação.Conclusão:
Programas de exercício físico estruturado e planeado contribuem para a prevenção de quedas em idosos, evitando consequências como traumatismos, fraturas e lesões que conduzem à perda de funcionalidade e autonomia nas atividades de vida diária.
Aging has been increasing worldwide and elderly people are suffering functional changes, which increase the risk of falling. Falls can result in injuries that compromise autonomy in carrying out activities of daily living, making them more dependent. Physical exercise is important in preventing and maintaining elderly people's functionality, improving their quality of life.