Reabilitação motora da pessoa com acidente vascular cerebral: cuidados especializados de enfermagem de reabilitação
Publication year: 2023
O acidente vascular cerebral é tido mundialmente como uma das doenças mais incapacitantes. A morbilidade que lhe está associada geralmente pode ser minimizada pelos benefícios advindos da reabilitação.
A reabilitação permite augar pela potencialização das capacidades cognitivas e físicas abaladas pelo evento:
seu impacto é evidente na melhoria da qualidade de vida da pessoa e da sua família. Dado que as alterações e défices motores acarretam grandes necessidades de ajuste e adaptação, o grande enfoque deste relatório, integrado no mestrado na área de especialização de enfermagem de reabilitação, assenta na reabilitação motora da pessoa acometida por AVC. A intervenção em reabilitação foca-se na minimização de deficiências físicas e cognitivas e na redução das limitações causadas por essas deficiências, num esforço de garantir o potencial máximo de capacidade cognitiva e física: garantir mais qualidade de vida relacionada com a saúde. Aqui registo a análise critica resultante de estágios desenvolvidos em ambiente hospitalar e comunitário onde foram desenvolvidas atividades previamente delineadas e estruturadas que possibilitaram o desenvolver de competências identificadas pela Ordem dos Enfermeiros como comuns ao Enfermeiro Especialista e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. A intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação é fundamental na equipa multidisciplinar onde, através de uma abordagem holística, possibilita o maximizar das capacidades funcionais face às limitações impostas, bem como capacitar as pessoas para o desempenho de atividades que permitam a participação social e cidadania. O enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação é parceiro do utente e da sua família, acompanha-os em momentos de incerteza e esforço, e com eles garante a motivação no seu processo de saúde. Do experienciado em estágio é de apontar como aspeto a ser alvo de investimento no futuro a preparação da transição do contexto hospitalar para o regresso a casa/comunidade.(AUT)
Stroke is considered worldwide as one of the most disabling diseases. The morbidity associated with it can usually be minimized by the benefits arising from rehabilitation.