Estimulação elétrica muscular na pessoa em programa de reabilitação respiratória: uma revisão sistemática
Publication year: 2024
As doenças respiratórias podem ter um impacto significativo na autonomia e na qualidade de vida da pessoa. Apesar do treino de exercício ser considerado um componente essencial da reabilitação respiratória, é diversas vezes um obstáculo, dado o descondicionamento e os sintomas associados de dispneia e fadiga. A estimulação elétrica neuromuscular, é uma modalidade de estimulação muscular com baixas necessidades ventilatórias, isto é, menor esforço cardiovascular e, consequentemente, menor consumo de oxigénio, que pode contribuir para um melhor desempenho muscular.
Objetivo:
Mapear a evidência científica relativa ao efeito da estimulação elétrica neuromuscular na pessoa em programa de reabilitação respiratória.Método:
Revisão sistemática da literatura segundo as orientações do Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Estudos publicados entre 1 de janeiro de 2019 e 11 de junho de 2024. Pesquisa completa nas bases de dados CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE Complete e PubMed Central.Resultados:
Foram incluídos 13 estudos na revisão, com uma amostra total de 576 pessoas. Os estudos indicam que a estimulação elétrica neuromuscular tem um efeito positivo na força muscular e na preservação muscular. A revisão da literatura evidenciou que há melhorias significativas na tolerância ao exercício e na capacidade funcional. A estimulação elétrica neuromuscular foi associada à redução do tempo de ventilação mecânica. Os estudos indicam que há melhorias significativas no espessamento diafragmático.Conclusões:
A estimulação elétrica neuromuscular pode melhorar a função diafragmática e reduzir a duração da ventilação mecânica, contribuindo para a recuperação da pessoa com doença ou alteração da função ventilatória e a melhoria da sua qualidade de vida.
Respiratory diseases can have a significant impact on a person's autonomy and quality of life. Although exercise training is considered an essential component of respiratory rehabilitation, it is often an obstacle given deconditioning and associated symptoms of dyspnea and fatigue. Neuromuscular electrical stimulation is a modality of muscle stimulation with low ventilatory needs, that is, lower cardiovascular effort and, consequently, lower oxygen consumption, which can contribute to better muscular performance.