Atitudes e conhecimentos de profissionais de enfermagem sobre cuidados a pacientes com transtornos mentais
Attitudes and knowledge of nursing professionals on care to patients with mental disorders
Publication year: 2015
O presente estudo teve por objetivo avaliar atitudes e conhecimentos de profissionais de enfermagem sobre cuidados a pacientes com transtornos mentais. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado em unidade de urgência e emergência psiquiátrica de um pronto-socorro municipal no interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário, com uma amostra de 69 técnicos de enfermagem, caracterizados predominantemente pelo sexo feminino, adultos, com ensino médio e nível superior, atuantes em apenas um emprego e tempo de trabalho na instituição, na mesma equipe de enfermagem, entre 2 e 5 anos. À maioria havia sido disponibilizado conteúdo teórico sobre identificação de sinais e sintomas de transtornos mentais, grande parte demonstrava interesse pelo processo de educação continuada, mas menos da metade recebeu informações sobre a sistematização da assistência de enfermagem.
Os sentimentos positivos expressos em relação a pacientes com transtornos mentais foram:
compaixão e aceitação, e os negativos, insegurança e tristeza. As pessoas com transtornos mentais são percebidas como normalmente imprevisíveis e que necessitam de cuidados constantemente. Os sujeitos consideraram-se confortáveis em atender pessoas com transtornos mentais e afirmaram que o local mais adequado para essas pessoas é o hospital. Temas como saúde mental, violência doméstica e doenças infectocontagiosas foram sugeridos para futura abordagem na educação continuada. Os participantes consideraram o uso de drogas psicoativas a principal causa das doenças mentais. Ressalta-se que instrumentos validados para avaliar conhecimentos, atitudes e sentimento de profissionais de enfermagem ainda são escassos. Os resultados apontam a necessidade de capacitação continuada sobre assistência de enfermagem a pessoas com transtorno mental nas unidades de urgência e emergência
This present study aimed to evaluate attitudes and knowledge of staffs of nurses on nursing care to patients with mental disorders. This is a descriptive study of a quantitative approach. The study was conducted in an urgency and emergency psychiatric unit of a emergency hospital of interior of São Paulo.