Vivendo um processo de amadurecimento: a experiência de acadêmicos de enfermagem no cuidado à família em contexto hospitalar de fim de vida
Living a process of maturation: the experience of nursing students in caring for the family in an end-of-life hospital context
Publication year: 2022
Introdução. Cuidar da família no contexto hospitalar de fim de vida implica em um inquietante desafio profissional. Uma lacuna recorrente na formação de enfermagem que valida a relevância de mais pesquisas, capazes de impulsionar as transformações esperadas na área. Objetivos.
Geral:
compreender, a partir da experiência de acadêmicos de enfermagem, o processo de aprendizagem para o cuidado à família no contexto hospitalar de final de vida.Específicos:
conhecer a experiência de aprendizado de concluintes da graduação em enfermagem para o cuidado às famílias em situação de final de vida hospitalar; e construir um modelo de aprendizagem experiencial para o cuidado de enfermagem à família em situações de final de vida no hospital. Método. Estudo qualitativo, que teve como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Experiencial, de David Kolb, e como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), sob a perspectiva de Chamaz. O cenário envolveu a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e o Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, Câmpus de Vitória da Conquista, BA. Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, foram incluídos 16 estudantes de enfermagem recrutados por snowball e delimitados pela saturação teórica dos dados, os quais atenderam aos critérios de estar cursando o último ano do curso de graduação e terem desenvolvido algum aprendizado para o cuidado à família em contexto hospitalar de final de vida. A coleta de dados se deu por meio das técnicas desenho-texto-tema e entrevista narrativa, ambas realizadas de forma individual e analisadas segundo a TFD, por meio do processo de codificação inicial; codificação focalizada; codificação axial e codificação teórica apoiada pelo software WebQDA. Resultados. Identificou-se que o processo de aprendizado para o cuidado à família em contexto hospitalar de fim de vida tem seu início em uma Experiência Concreta, assimilada como significativa pelo aprendiz, a qual esteve relacionada a: aula, estágio, atividade extensionista, relacionamento com o professor e perda pessoal. Essa vivência reverbera em um processo de Observação Reflexiva uma análise mental dos sentimentos e inquietações gerados pela experiência. Em seguida, observou-se a Conceituação Abstrata de competências eleitas como importantes para o cuidado na área, cognitivas, socioemocionais e técnicas, com destaque para os conceitos de autoconhecimento, resiliência, ética, empatia, alteridade, cooperação, comunicação, maturidade e automotivação. Processo que resultou na Experimentação Ativa de um cuidado essencialmente humanístico. Considerações Finais. Sugere-se a transformação do modelo de ensino prevalente na formação de enfermagem, na perspectiva de valorizar mais a experiência discente e a sua capacidade cognoscente de construir o próprio aprendizado. Ademais, importa compreender o papel da afetividade na educação, para maximizar a assimilação significativa do conhecimento, seja pela criatividade ou pela sensibilidade, tão elementares no contexto de fim de vida.
Introduction. Caring for the family in the end-of-life hospital context implies a disquieting professional challenge. A recurring gap in nursing training that validates the relevance of further research, capable of boost the expected changes in the area. Objectives.