Contributo do enfermeiro de família na prevenção da sobrecarga nas famílias de idosos cuidadores dos seus idosos dependentes
Publication year: 2024
O aumento da esperança de vida das pessoas idosas está correlacionado com um maior risco de incapacidade funcional e perda de autonomia, resultando numa maior necessidade de cuidados na satisfação das Atividades Básicas de Vida Diárias. Em Portugal, a família, especialmente os familiares mais idosos frequentemente, assumem o papel de cuidador, o que pode levar a responsabilidades adicionais, desgaste e sobrecarga.
O presente projeto de intervenção em enfermagem de saúde familiar teve três principais objetivos:
cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção; liderar os processos de intervenção no âmbito da enfermagem de saúde familiar; contribuir para a prevenção e/ou redução da sobrecarga das famílias idosas que cuidam dos seus idosos dependentes. Elaborámos uma revisão scoping, por forma a mapear a evidência científica sobre a intervenção do Enfermeiro de Família na prevenção da sobrecarga das famílias idosas cuidadoras dos seus idosos dependentes no domicílio. Recorremos à metodologia de projeto e ao Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar por forma a planear intervenções de enfermagem que permitisse responder às dificuldades identificadas. Desenvolvemos um estudo de investigação quantitativo, transversal e descritivo, envolvendo 17 famílias idosas cuidadoras numa Unidade Saúde Familiar, cujos resultados permitiram identificar 1 família com sobrecarga severa e 3 com sobrecarga moderada a severa.As dificuldades percecionadas incluíram:
restrições sociais, exigências físicas e emocionais e falta de apoio profissional. Foram acompanhadas 3 famílias que se encontravam com sobrecarga e após implementação das intervenções, os resultados obtidos revelaram redução na sobrecarga, melhoria emocional e aumento do suporte percebido pelas famílias idosas cuidadoras. Demonstrou-se assim a eficácia das intervenções de enfermagem de saúde familiar na promoção do bem-estar das famílias idosas cuidadoras de idosos dependentes no domicílio. O presente relatório documenta as atividades realizadas no estágio do curso do Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Familiar da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.(AU)
The increased life expectancy of older people is correlated with a greater risk of functional incapacity and loss of autonomy, resulting in a greater need for care in fulfilling Basic Activities of Daily Living. In Portugal, the family, especially older relatives, often take on the role of caregiver, which can lead to additional responsibilities, wear and tear and overload.