Humanitude em Cuidados de Enfermagem em Urgência - Experiências no Contexto Insular de Cabo Verde
Publication year: 2024
A Humanitude, como conceito e estratégia relacional, é imprescindível na construção harmoniosa do ser humano e potencia a excelência da pessoa. A Humanitude, como conceito e estratégia relacional, visa promover a dignidade e o cuidado humanizado, sendo do considerada crucial para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem. Objetivo - Conhecer a perceção dos enfermeiros relativamente à aplicação da Metodologia Humanitude (MH) nos cuidados de enfermagem, em Serviço de Urgência (SU) no contexto insular de Cabo Verde (CV). Metodologia - Estudo fenomenológico, com abordagem mista: qualitativa, com análise de conteúdo elementar, e, com análise quantitativa, aplicada nas variáveis sociodemográficas e na perceção sobre a aplicação da MH.
A amostra foi constituída por 12 enfermeiros que respondeu aos dois formulários:
“Sequência Estruturada de Procedimentos Cuidativos Humanitude (SEPCH), da autoria de Simões, et al., (2012), e o de “Desafios sentidos na prestação de cuidados”, da autoria (Melo, et al., 2017). Resultados - A amostra revelou-se maioritariamente (58.3%=7) feminina, e escalão etário entre 27 a 31 anos, todos com residência em CV, relativamente à aplicação da MH nos cuidados de enfermagem, em SU, no contexto insular de CV, através dos resultados da escala de Humanitude, verificou-se: a quase metade dos respondentes, 42,15%, assinalaram “Não se aplica”, e 2,2% da amostra que considera esta estratégia “sem importância” da consistência de aplicação das atitudes e ações de enfermagem, menos de metade, 39,96%, assinalam “realizo sempre” sendo que 1,5% da amostra, assinala “Nunca realizo” esta estratégia. Conclusão - Os resultados nesta investigação, permitem verificar que no contexto insular de Cabo Verde, menos de metade dos enfermeiros em SU, assumem reconhecer e aplicar a MH, por acreditarem que promove a relação interpessoal com os utentes e a empatia. Todavia uma limitada minoria, não a conhece nem a aplica. Sugere-se formação nesta temática, no sentido de promover a qualidade dos cuidados.
Humanitude, as a concept and relational strategy, is essential in the harmonious construction of the human being and enhances the person's excellence. Humanitude, as a relational concept and strategy, aims to promote dignity and humanized care, and is considered crucial to improving the quality of nursing care. Objective - To understand the perception of nurses regarding the application of the Humanitude Methodology (MH) in nursing care, in an Emergency Service (ED) in the island context of Cape Verde (CV). Methodology - Phenomenological study, with a mixed approach: qualitative, with elementary content analysis, and, with quantitative analysis, applied to sociodemographic variables and the perception of the application of MH.