Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo: lutas simbólicas para criação e implantação (1948-1951)
Publication year: 2024
O objeto do estudo é o processo de implantação da Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo. O recorte temporal foi o período de 1948 a 1951. O marco inicial refere-se ao ano de inauguração e o marco final demarca o ano de formatura da primeira turma de enfermeiras.
Objetivos:
Descrever o jogo de forças que determinaram a implantação da Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo; Analisar as estratégias de luta dos agentes sociais envolvidos no processo de implantação da Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo; discutir os efeitos simbólicos da implantação de mais uma escola de enfermeiras na capital federal a época.Metodologia:
Trata-se de um estudo histórico-social com abordagem qualitativa. Sendo o corpus documental formado por oitenta e oito documentos escritos e catorze fontes iconográficas, encontradas no Centro de documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery, Centro de Memória Nalva Pereira Caldas, Hemeroteca Digital e outras bases online. Os dados foram interpretados a luz da teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu.Resultados e Discursão:
A Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo foi criada e implantada em tempos difíceis no mundo e no Brasil. As agentes envolvidas no processo de implantação havia um alto habitus profissional, sendo, portanto, utilizado como moeda de troca para uma bem-sucedida implantação e reputação. Prova disso foi a rápida equiparada, o reconhecimento social e político. A Escola utilizou de uniforme, rituais, emblemas e um excelente padrão de ensino, inspirado nas escolas americanas, para inculcar o habitus profissional da enfermeira moderna. A dominação masculina enfrentada por uma instituição feminina ficou claro com a não entrada a Universidade e nos discursos da naturalização do feminino (causa-efeito), mas ao mesmo tempo possuía professoras engajadas com discurso e ação de igualdade de gênero reivindicando direitos iguais e lutando pelo conhecimento científico feminino.Considerações Finais:
A Escola se posicionou no jogo antes de ser inaugurada, sendo sua primeira diretora a presidente da Associação de Enfermeiras Diplomada Brasileira, sua visão de ensino em enfermagem permitiu a construção de uma Escola de Enfermeiras qualificada. As estratégias de luta empreendidas pelas agentes sociais geraram lucros simbólicos para a conquista de um espaço na sociedade e demostrando sua importância para a qualidade dos serviços de saúde da Secretaria Geral de Saúde e Assistência, logo um bem-estar a população carioca.
The object of the study is the implementation process of the Rachel Haddock Lobo School of Nurses. The time frame was the period from 1948 to 1951. The initial milestone refers to the year of inauguration and the final milestone marks the year of graduation of the first class of nurses.