Publication year: 2024
Enquadramento:
Ao longo deste percurso académico e formativo, a aquisição de competências especializadas foram espelho de um processo que teve como tema principal a amamentação e aconselhamento em aleitamento materno. A amamentação requer um período de adaptação sendo importante que as mães que amamentam recebam apoio e esclarecimento de forma atempada para que possam amamentar com confiança e sucesso. O 6º passo das 7 medidas para uma unidade de saúde ser considerada amiga dos bebés prende-se com a criação de um ambiente acolhedor que favoreça a prática do aleitamento materno e permita que as mães e os bebés recebam apoio adequado para o sucesso do aleitamento materno. Os cantinhos da amamentação foram criados em 1999 para facilitar o acesso à informação acerca do processo de amamentação, apoiar as lactantes que apresentem dúvidas e dificuldades e ajudá-las a tomar consciência da sua capacidade para amamentar.
Objetivo:
Refletir sobre o percurso de aprendizagem, tendo em conta os referenciais teóricos que norteiam a prática do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) e a evidência científica; sintetizar as atividades realizadas que potenciaram a aquisição de competências; expor uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) desenvolvida sobre a temática de eleição.
Métodos:
Metodologia descritiva e critico-reflexiva acerca do percurso de formação desenvolvido. No desenvolvimento da investigação foram descritos todos os passos seguidos para a realização da pesquisa. Iniciou-se uma pesquisa nas bases de dados CINAHL Ultimate e MEDLINE Ultimate através do portal EBSCOHost sendo incluídos 4 artigos no estudo.
Resultados:
Ao longo dos contextos clínicos foram desenvolvidas e aperfeiçoadas competências comuns do Enfermeiro Especialista e competências especificas do EEESIP, tornando-se essencial a componente clínica para a aquisição dessas competências. Relativamente aos resultados da pesquisa os cantinhos de amamentação são espaços onde os profissionais capacitados se encontram disponíveis para promover a amamentação, esclarecer dúvidas e prevenir/detetar/tratar possíveis problemas decorrentes da amamentação. A importância destes espaços de apoio ao aleitamento materno foram bem evidenciados pelos enfermeiros, por vezes com algumas dificuldades associadas ao correto funcionamento destes espaços.
Conclusão:
O presente relatório de estágio permitiu explanar os conhecimentos e as competências adquiridas e demonstrar os momentos de aprendizagem. Através da investigação foi possível evidenciar a importância destes espaços de apoio à
amamentação, sendo identificados pelos enfermeiros como espaços próprios e adequados à amamentação.