Implementação de medidas de conforto a recém-nascidos internados no serviço de neonatologia

Publication year: 2023

Em Cabo Verde a Saúde Infantil, particularmente a área de neonatologia, ainda é uma das áreas que carece de atenção específica por parte dos dirigentes da saúde. O presente Relatório de Trabalho de Projeto enquadra-se no âmbito do X curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e teve como objetivo elaborar um projeto de implementação de medidas de conforto nos recém-nascidos internados na unidade dos cuidados intensivos neonatais de um Hospital Central em Cabo Verde.

Metodologia:

Fundamentado na ferramenta PDCA (Plan, Do, Check e Action), realizou-se o diagnóstico da situação através de um estudo descritivo simples com abordagem quantitativa, na unidade de neonatologia do Hospital. Para tal, recolhemos a informação através da aplicação do questionário ?Quantum Caring Pratice Self-Assessment? à equipa multiprofissionais daquela unidade. A seguir à análise descritiva e discussão dos resultados foram planeadas as fases da implementação e da avaliação e elaborado o manual de apoio.

Resultados:

Os resultados evidenciam a necessidade de implementar medidas de conforto junto dos RNs internados através de diretrizes e normas que orientem os profissionais na prática de cuidados de conforto ao RN, apostando na formação e treinamento da equipa, iniciando primeiramente pelas áreas prioritárias nomeadamente a prevenção, avaliação e gestão da dor/stress no RN e o posicionamento terapêutico. Espera-se que com a implementação dessas medidas, possamos contribuir tanto para a melhoria das práticas de cuidados de conforto ao RN, como para a melhoria dos indicadores de saúde infantil.