Literacia em saude materna: Posicionamentos a adotar no periodo expulsivo do trabalho de parto

Publication year: 2024

Enquadramento:

Ao longo do ciclo vital da mulher, e mais propriamente na gravidez, é essencial que esta adquira conhecimentos necessários para tomar decisões informadas e responsáveis e que influenciem a sua saúde enquanto grávida, bem como do recém-nascido. A literacia em saúde materna apresenta-se como uma estratégia de promoção de uma gravidez saudável, desenvolvendo na mulher conhecimentos e habilidades relativos à gravidez e à maternidade. Da análise da literatura existente, emergiu a necessidade de estudar a Literacia em Saúde Materna: Posicionamentos no período expulsivo do trabalho de parto, na tentativa de obter respostas para melhor conhecer como as mulheres adquirem e utilizam a informação de forma a promover uma experiência positiva do seu parto.

Objetivos:

Conhecer a literacia das grávidas no terceiro trimestre sobre os posicionamentos a adotar no período expulsivo do trabalho de parto.

Metodologia:

estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo de nível 1, através de uma entrevista semiestruturada às gravidas no terceiro trimestre de gestação. Os dados obtidos destas entrevistas foram depois analisados e categorizados segundo a análise de conteúdo de Bardin (Bardin, 2015).

Resultados:

da análise do discurso das participantes emergiram cinco domínios: parto humanizado; período expulsivo; tomada de decisão; plano de parto e assistência às grávidas. De acordo com os resultados obtidos, as grávidas procuram informação relativa ao tema e detêm conhecimentos que possibilitam a tomada de decisão aquando do seu trabalho de parto. No entanto este conhecimento deve ser melhorado e estas temáticas devem ser mais abordadas durante o período pré-natal.