Intervenção do enfermeiro no processo de deteção e manutenção do potencial dador
Publication year: 2025
O relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito do Estágio de Natureza Profissional do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estágio decorreu em dois hospitais centrais da região norte, concretamente, na Equipa Hospitalar de Doação e Colheita de Órgãos e Tecidos e no Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Braga e no Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no período compreendido entre 3 de outubro de 2022 e 31 de março de 2023. Através das atividades desenvolvidas ao longo deste estágio nos diferentes locais foi possível desenvolver as competências inerentes ao enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, designadamente, as Competências Comuns, no domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, no domínio da melhoria contínua da qualidade, no domínio da gestão dos cuidados e no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais; e as Competências Especificas no âmbito do cuidar da pessoa em situação crítica e família a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica; e na maximização da prevenção, intervenção e controlo de infeção. Nos últimos anos, a doação e transplantação de órgãos e tecidos tem sofrido uma enorme evolução em termos de conhecimento e tecnologia associada. Com o aumento de patologias conducentes a maior morbilidade e mortalidade e com o envelhecimento populacional, impõe-se a realização de um trabalho mais ativo e eficaz na procura pela otimização do processo de doação e transplantação de órgãos e tecidos. Neste sentido, pretende-se contribuir para a otimização do processo de deteção e/ou manutenção do potencial dador de órgãos e tecidos de forma a dar resposta às necessidades a nível local, nacional e internacional no âmbito da transplantação de órgãos. Desta forma e como parte essencial do trajeto percorrido ao longo do estágio, foi realizado um estudo de investigação sobre a “Intervenção do enfermeiro no processo de deteção e manutenção do potencial dador” resultante de uma preocupação pessoal com a melhoria dos cuidados de enfermagem ao potencial dador de órgãos e tecidos e família. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, cujo objetivo principal foi conhecer as práticas dos enfermeiros no processo de deteção e manutenção do potencial dador. Para tal, recorremos à entrevista semiestruturada a dez enfermeiros especialistas dos serviços de Urgência e Medicina Intensiva do hospital de Braga cuja análise de conteúdo foi realizada segundo o referencial de Bardin (2022).
Deste estudo emergem as seguintes conclusões:
a intervenção do enfermeiro no processo de manutenção do potencial dador de órgãos e tecidos e o apoio à sua família deve ser potenciada; a existência de fatores que interferem na intervenção do enfermeiro neste processo, designadamente, a falta de conhecimentos e de experiência nesta área, a falta de comunicação interdisciplinar e a escassez de equipamentos com reflexo na monitorização destes doentes; as necessidades formativas dos enfermeiros para intervir junto dos potenciais dadores e suas famílias, nomeadamente sobre critérios de inclusão e exclusão de possíveis dadores. Registam-se, ainda, as estratégias apontadas pelos enfermeiros com vista à otimização dos processos de deteção e/ou manutenção do potencial dador de órgãos e tecidos, nomeadamente: formação contínua na área; o reforço da comunicação na equipa multidisciplinar; a dinamização da equipa hospitalar coordenadora da colheita e transplantação; a promoção do envolvimento da família; e criação de um guia orientador da prática de cuidados de enfermagem. Esta oportunidade de aprofundamento de conhecimentos e análise crítico-reflexiva em contexto de estágio e trabalho de investigação foram essenciais para o desenvolvimento de competências como futuro Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica.
This report was developed within the scope of the professional internship of the Master’s degree in Medical-surgical Nursing of the Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. This internship occurred in two central hospitals in the North of Portugal, specifically in the donation and transplant team and the critical care department of the Hospital de Braga, and the organ donation and transplant coordination of the Centro Hospitalar Universitário de Santo António in the period between the third of October of 2022 and thirty first of March of 2023. Trough the activities developed in this internship it was possible to develop the competencies of the specialist nurse in Medical-surgical Nursing, specifically the Common Competencies, in the professional responsibility, ethical and legal, continuous quality improvement, care management and the professional learning and development; and the Specific Competencies in the critically ill and family care within the complex disease and organic failure transition, and the prevention and intervention in infection control Lately, organ procurement and transplantation have had great developments. This has been mandated by a gradual increase in pathologies that conduct to morbidity and mortality and the aging of the population. Therefore, it has become of essence the development of an active role in organ procurement with more efficiency and efficacy, promoting an optimization on the donation and transplantation process. In this sense we aim to contribute towards the optimization of the organ and tissue procurement process, contributing towards the national and international needs within the area of the organ transplantation. As an essential part of this pathway an investigative study was developed within the theme of the nurse’s intervention on organ procurement process, as the result of an emerging personal interest in the improvement of the Nursing care provided in this process that involves the potential organ and tissue donor and family. It is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach that had as its main objective to know the practices of nurses within the processes of detection and maintenance of the potential organ donor. For this we resorted to the use of a semi-structured interview done to ten specialist nurses from the Emergency department and the Critical Care Unit of the Hospital de Braga, analyzing the content according to Bardin’s referential (2022).