Prática Avançada de Enfermagem: iniciativas na história da enfermagem brasileira
Publication year: 2024
CLAUDINO, D. B.
Prática Avançada de Enfermagem:
iniciativas na história da enfermagem brasileira. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024.OBJETO DE PESQUISA:
iniciativas de Prática Avançada de Enfermagem no Brasil no período de 2015 a 2024.INTRODUÇÃO:
as iniciativas de discussão e implantação da prática avançada de enfermagem no mundo têm como marco inicial a década de 1960, nos Estados Unidos da América, em um cenário de necessidade de saúde que impactava diretamente na qualidade de vida de crianças. No Brasil, as discussões sobre a temática têm como marco inicial o ano de 2015, apesar de alguns estudos de 2013 abordarem o tema em território brasileiro. Com relação à terminologia, embora alguns estudos evidenciem o termo enfermagem de prática avançada, o presente estudo adotou a terminologia Prática Avançada de Enfermagem como forma intercambiável e de mesmo conceito da expressão para facilitar a compreensão conceitual.OBJETIVOS:
mapear as iniciativas das entidades da enfermagem brasileira em prol da implementação da prática avançada de enfermagem no país; historicizar os contextos das manifestações das entidades associativas em prol da prática avançada de enfermagem no Brasil; e analisar as iniciativas da Associação Brasileira de Enfermagem e do Conselho Federal de Enfermagem para a implementação da prática avançada de enfermagem no Brasil à luz do arcabouço da Sociologia das Profissões de Eliot Freidson.PRESSUPOSTO:
a prática avançada de enfermagem tem sido pauta nas agendas de discussão da Associação Brasileira de Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem e de entidades formativas profissionais, sendo uma temática com possibilidade de contribuir com o avanço da autonomia do enfermeiro brasileiro.JUSTIFICATIVA:
a Organização Pan-americana de Saúde vem reconhecendo a prática avançada de enfermagem como uma estratégia para ampliar a cobertura de acesso em saúde na América Latina e no Caribe. Além disso, essa perspectiva é corroborada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em seus objetivos para o desenvolvimento da profissão, destacando a melhoria da cobertura de saúde por meio da liderança e apoio estratégico com práticas avançadas em todo o mundo.MÉTODO:
pesquisa no campo da história, de dimensão histórico social, inserida no campo da história da enfermagem, com abordagem na história documental. Como fontes diretas, utilizou-se fontes de documentação pública de acesso irrestrito e as plataformas das entidades formativas e de classe para obtenção dos documentos. Na análise de dados, adotou-se a perspectiva qualitativa e utilizado o referencial teórico da Sociologia das profissões de Eliot Freidson.RESULTADOS:
A Prática Avançada de Enfermagem apresenta movimentos importantes para seu desenvolvimento no território nacional. As articulações estão no campo de pesquisas, grupos de trabalho, eventos nacionais e internacionais, criação da comissão de Prática Avançada de Enfermagem, bem como a articulação política para sua implementação no território nacional. Sob a lente da sociologia das profissões, as iniciativas favorecem uma análise importante para sua profissionalização enquanto novo campo de conhecimento para enfermagem e seu status quo.CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Ao mapear e historicizar as iniciativas da PAE brasileira, foi possível mostrar que o Cofen tem sido o órgão de maior destaque em prol de sua implementação. O produto a partir desta dissertação possibilitará análises comparativas do caminho adotado pelo Brasil em relação a outros países, de modo a delinear possíveis avanços para os próximos caminhos no Brasil.
CLAUDINO, D. B.