O desenvolvimento de competências emocionais dos enfermeiros em cuidados paliativos neonatais: A perceção dos enfermeiros gestores

Publication year: 2023

Enquadramento:

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Cuidados Neonatais enfrentam desafios no cuidado aos recém-nascidos com necessidades de cuidados paliativos, nomeadamente ao nível da sua gestão emocional. As competências emocionais relacionam-se com a qualidade dos cuidados, devendo estas ter espaço, em contexto laboral, para serem desenvolvidas. Os Enfermeiros Gestores têm um papel proeminente no desenvolvimento de oportunidades que promovam o desenvolvimento das competências emocionais dos enfermeiros.

Objetivo:

Conhecer a perceção dos Enfermeiros Gestores sobre o seu papel na promoção das Competências Emocionais dos enfermeiros que prestam Cuidados Paliativos Neonatais, contribuindo para uma compreensão mais abrangente do fenómeno.

Metodologia:

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido numa amostra intencional por casos tipo, de 6 enfermeiros gestores a exercer funções em Serviços Neonatologia. Elaborado guião para o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas, em formato presencial e online. Todas as entrevistas foram gravadas, transcritas e eliminadas, com recurso à análise de conteúdo de acordo com Bardin.

Resultados:

Da análise do core documental, emergiram cinco temas: a ?Perceção dos Enfermeiros Gestores sobre as Competências Emocionais?; ?Estratégias de promoção das Competências Emocionais?; ?Respostas emocionais dos enfermeiros no cuidado aos Recém-Nascidos com necessidade de Cuidados Paliativos?; ?Características individuais facilitadoras do desenvolvimento das Competências Emocionais? e ?Barreiras à implementação de estratégias de promoção das Competências Emocionais dos enfermeiros?.

Conclusões:

O Enfermeiro Gestor é determinante no planeamento das intervenções de promoção das Competências Emocionais nos enfermeiros, minimizando as barreiras e potenciando os aspetos facilitadores da sua implementação. Sugere-se o desenvolvimento de estudos primários ao nível dos Cuidados Paliativos Pediátricos e do Adulto, visando o aumento do conhecimento útil sobre o tema.