Intervenções de pré-habilitação na população submetida a cirurgia de artroplastia total do joelho: Scoping review
Publication year: 2025
O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, estrutura-se em dois capítulos: a aquisição e desenvolvimento de competências em contexto clínico e a realização de uma scoping review sobre intervenções de pré-habilitação em utentes submetidos a cirurgia de artroplastia total do joelho (ATJ).
O primeiro capítulo, descreve os contextos de estágio e analisa criticamente, à luz dos referenciais teóricos de enfermagem, o contributo dos mesmos para o desenvolvimento das competências comuns e específicas, do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação. Dessa forma, conclui-se que a prática clínica, realizada em diversos serviços hospitalares e na comunidade, permitiu consolidar conhecimentos técnicos e científicos, bem como desenvolver competências de gestão de cuidados, tomada de decisão e reforçar o papel do Enfermeiro Especialista em Reabilitação (EEER), na promoção da autonomia e funcionalidade dos utentes.
O segundo capítulo, é constituído pela componente de investigação, que consiste numa scoping review, seguindo a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI). A escolha da temática, teve em conta o facto de Portugal estar a enfrentar um rápido envelhecimento populacional, o que resulta num aumento da incidência da patologia gonartrose, que é uma das principais causas de incapacidade funcional nos idosos, cuja principal abordagem cirúrgica é a ATJ. Neste contexto, surge o conceito de pré-habilitação, enquanto fator facilitador da otimização da condição física e psicológica dos utentes antes da cirurgia, promovendo melhores resultados no sucesso da cirurgia e da recuperação funcional do doente. Desta forma, traçou-se como objetivo, mapear a evidência disponível acerca de intervenções de pré-habilitação, na população submetida a cirurgia de ATJ. Para a elaboração da scoping review, recorreu-se à pesquisa nas bases de dados MEDLINE (via PubMed) e CINAHL (via EBSCO), bem como ao motor de busca Google Académico.
A análise de trinta artigos, demonstrou que as intervenções de pré-habilitação mais frequentes, incluem programas de exercício físico, educação do doente e suporte psicológico. Os estudos, reportaram como benefícios da implementação de programas de pré-habilitação a melhorias da força muscular, da mobilidade, a gestão da dor, a redução do tempo de internamento e a redução de necessidade de reabilitação pós-operatória. Os resultados evidenciaram, ainda a necessidade de enfatizar, a atuação do enfermeiro especialista em reabilitação e a necessidade de mais estudos para otimizar e uniformizar estas intervenções.