Impacto da terapia de Pressão Expiratória Positiva Oscilatória na clearance mucociliar na pessoa com DPOC
Publication year: 2025
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma condição respiratória progressiva que compromete a função pulmonar e a qualidade de vida dos pacientes. Entre as estratégias terapêuticas, destaca-se a utilização da Pressão Expiratória Positiva Oscilatória (OPEP), uma técnica que auxilia na remoção de secreções e melhora a ventilação pulmonar. O presente estudo avalia o impacto da terapia OPEP na clearance mucociliar, função pulmonar e qualidade de vida de pacientes com DPOC.
Metodologia
Estudo piloto de natureza quantitativa quase-experimental para avaliar o impacto da terapia OPEP aplicando o dispositivo Aerobika® em pacientes com DPOC. A amostra foi constituída por 14 pacientes diagnosticados com DPOC, comparando um grupo de controlo (GC) sem aplicação de terapia OPEP com um grupo de intervenção (GI) submetido diariamente à terapia OPEP. O estudo decorreu em três fases, nomeadamente, na admissão hospitalar, após o 8ª ao 11ª dia de internamento e na alta hospitalar. A pesquisa incluiu medições da função pulmonar, nomeadamente volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e pico de fluxo expiratório (PFE), sintomas clínicos e impacto da doença.
Os dados foram analisados com base na estatística descritiva e teste de Mann-Whitney.
Resultados
Os resultados sugerem uma melhoria na função pulmonar e redução da sintomatologia no GI, com destaque para a diminuição da dispneia e da tosse ao longo das fases do estudo. Analisando os parâmetros vitais e espirométricos salienta-se melhoria na saturação de oxigénio, aumento no FEV1 e no PFE no GI. Sugerindo maior eficácia na eliminação de secreções. O impacto da DPOC no quotidiano foi considerado menor no GI pelos doentes, indicando melhoria na qualidade de vida.
Conclusão
Os resultados sugerem que a terapia OPEP pode constituir uma estratégia eficaz na gestão da DPOC, promovendo melhorias na função pulmonar e na qualidade de vida dos pacientes. Os dados indicam um efeito positivo da intervenção, reforçando o potencial benefício da terapia OPEP no tratamento da DPOC. Para a consolidação de resultados, recomenda-se a realização de estudos futuros com amostras de maior dimensão e períodos de acompanhamento mais prolongados, de forma a fortalecer a robustez
da evidência científica disponível.