O estresse percebido associado a qualidade do sono de hipertensos resistentes de um ambulatório especializado no contexto da pandemia da COVID-19
Publication year: 2022
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares no mundo. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia provocada pelo coronavírus, trazendo elevada mortalidade, impacto social, distúrbios na saúde física e mental, sobretudo em cardiopatas, como os hipertensos. Portanto, o objetivo principal foi analisar o autorrelato de estresse percebido e a qualidade do sono nos hipertensos resistentes no contexto da pandemia da COVID-19.
Método:
estudo transversal, observacional, descritivo, analítico e de abordagem quantitativa, aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. É parte integrante do projeto de pesquisa “Projeto Interdisciplinar para Seguimento em Ambiente Virtual da Hipertensão Arterial Sistêmica (PISAV_HAS) no contexto da pandemia do COVID-19 - Fase 1”, cuja amostra foi constituída por 42 hipertensos no município de Niterói-RJ. A coleta de dados foi realizada por consulta a prontuários e durante o telemonitoramento no período de janeiro e março de 2022. Os dados foram registrados no Google Forms, com a devida codificação dos nomes dos participantes. Para mensuração do estresse, utilizou-se a Escala de Percepção de Estresse-10 (EPS-10), e para mensuração da qualidade do sono, o instrumento utilizado foi O Mini-Sleep Questionnaire – MSQ. Os registros de interesse dos participantes foram analisados pelo programa SPSS (Statistical for the Social Science), versão 22.0.Resultados:
observou-se alto estresse percebido em 33,1% , enquanto escore de alteração do sono muito alterado em 50% da amostra.Conclusão:
o estudo permitiu analisar o perfil típico da amostra, possibilitando identificar que o alto escore do estresse percebido correlaciona-se positivamente com alto escore de alteração do sono, e vice-versa. Desta forma, há melhor compreensão e subsídios para guiar estratégias de enfrentamento e políticas de cuidado em situações de crise como a provocada pelo coronavírus.
Systemic Arterial Hypertension (SAH) is considered one of the main risk factors for cardiovascular diseases in the world. In March 2020, the World Health Organization (WHO) declared a state of pandemic caused by the coronavirus, bringing high mortality, social impact, physical and mental health disorders, especially in heart patients, such as hypertensive patients. Therefore, the main objective was to analyze the self-reported perceived stress and sleep quality in resistant hypertensives in the context of the COVID-19 pandemic.