Dos percursos clínicos às competências em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e as intervenções de enfermagem facilitadoras da capacitação parental no cuidado à criança com doença crónica
Publication year: 2025
O presente relatório de estágio surge com o objetivo de alcançar o título de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A primeira parte descreve o percurso formativo nos vários contextos e o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem pediátrica. A segunda parte diz respeito à componente de investigação em enfermagem, uma revisão integrativa da literatura.
Durante este processo de aprendizagem foi possível desenvolver competências especializadas, essenciais para o exercício exímio da profissão de enfermagem na área da saúde infantil e pediátrica. A passagem nos diferentes contextos e a riqueza dos mesmos permitiu-me vivenciar uma diversidade de experiências essenciais à aquisição de competências especializadas.
Com a realização deste trabalho e as experiências vivenciadas, nomeadamente os cuidados desenvolvidos à criança com doença crónica e sua família, foi possível identificar que o processo de capacitação parental para o cuidado à criança com doença crónica é um processo complexo.
Cabe ao enfermeiro o desenvolvimento de intervenções centradas na família para capacitar os pais no cuidado à criança com doença crónica, melhorando a qualidade de vida das famílias.
Em suma, considero que o percurso formativo levou à aquisição do conjunto de competências especializadas, que vão ao encontro do exigido no plano de estudos do Curso de Mestrado e às definidas pela Ordem dos Enfermeiros.