Publication year: 2025
RESUMO
O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Familiar detêm competências específicas que incluem o cuidado à família como unidade ao longo do ciclo vital, promovendo a sua capacitação e atuando nos diferentes níveis de prevenção. Gere e mobiliza recursos, lidera intervenções e facilita a adaptação familiar em contextos de transição e maior complexidade. A passagem à reforma retrata uma das transições mais marcantes da meia idade. Esta pode influenciar positiva ou negativamente a saúde e o bem-estar, exigindo esforços de adaptação por parte do indivíduo e da família. A conjugalidade assume-se como um fator protetor, sendo o cônjuge uma importante fonte de apoio nesta fase da vida.
Objetivos:
Apresentar uma análise crítica das atividades clínicas realizadas com vista ao desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar, ao longo da prática clínica; e apresentar o estudo de investigação realizado, intitulado ?Adaptação à reforma e satisfação com a vida conjugal: estudo descritivo numa população rural?.
Metodologia:
Na componente clínica foram descritas as atividades desenvolvidas e os referenciais teóricos de enfermagem que as suportaram; na componente de investigação foi realizado um estudo descritivo-correlacional, transversal e de natureza quantitativa, com uma amostra de 37 indivíduos inscritos numa Unidade de Saúde Familiar. Os dados foram colhidos através de um questionário constituído por questões sociodemográficas, pela Escala de Posicionamento Face à Adaptação à Reforma e pela Escala de Avaliação da Satisfação em Áreas da Vida Conjugal.
Resultados:
A aplicação do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar revelou-se fundamental para desenvolver os processos de cuidado dirigidos às famílias. A adaptação à reforma parece aumentar com o passar do tempo, em indivíduos saudáveis e em agregados familiares nucleares. Concluiu-se existir uma correlação positiva entre satisfação conjugal e adaptação à reforma.
Conclusão:
As atividades clínicas possibilitaram o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, na área de Saúde Familiar. A concretização de um programa estruturado de promoção da saúde, assume-se como essencial para facilitar uma adaptação bem-sucedida à reforma.