Aplicações móveis para promover autogestão das pessoas transplantadas renais - scoping review
Publication year: 2025
Este Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. É constituído por 2 partes fundamentais.
Na primeira parte é presentada uma reflexão crítica sobre as experiências e aprendizagens desenvolvidas em contexto de ensino clínico (serviço de internamento de cardiologia; consulta externa de pós transplante renal) destacando-se a sua contribuição para o desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista, bem como das competências específicas nesta área de especialização.
Na segunda parte é apresentada a componente de investigação desenvolvida. Trata-se de scoping review, com o objetivo de mapear as aplicações móveis para a promoção da autogestão das pessoas transplantadas renais. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE e CINAHL e também literatura cinzenta. Dos 188 artigos encontrados, 17 foram incluídos nesta revisão. Foram identificadas 10 aplicações móveis e as suas características. Foi realizada discussão acerca da forma como estas características promovem a autogestão das pessoas transplantadas renais, acerca da sua disponibilidade e possíveis efeitos nos custos com os cuidados de saúde, e ainda como se enquadram com os cuidados de enfermagem especializados. Foram ainda abordados os desafios para a sua implementação na prática clínica.
O presente Relatório constitui-se, assim, como o culminar de um percurso formativo, onde foi necessário mobilizar os conhecimentos e competências adquiridas, que permitiu apresentar uma visão crítica das aprendizagens desenvolvidas.