Comunicação em pronto-socorro: estratégias para superação de barreiras sob a perspectiva da equipe interprofissional
Publication year: 2025
A comunicação nos serviços de saúde se mostra complexa em todos os níveis de atenção, em especial no âmbito da urgência e emergência, diante da necessidade de atuação rápida e elevado nível de atenção, interação e comunicação entre os sujeitos. Diversos fatores podem facilitar ou dificultar a comunicação e, consequentemente, a assistência ao paciente. Assim, torna-se objeto deste estudo estratégias para superação de barreiras de comunicação em um pronto-socorro (PS).
Questão norteadora:
quais estratégias, na perspectiva da equipe interprofissional, devem ser implementadas para superação de barreiras e melhora da comunicação entre profissionais em um pronto-socorro? Justificativa: A literatura aponta estudos com foco em uma categoria profissional ou em cenários específicos. Além disso, estudos tem investigado aspectos positivos e problemas de comunicação em saúde, mas sem identificar possíveis formas de resolução para o problema. Assim, é relevante desvelar a percepção de profissionais de diversas categorias de um serviço de pronto-socorro sobre estratégias para superação de barreiras na comunicação.Objetivo:
analisar estratégias para superação de barreiras à comunicação efetiva entre profissionais em pronto-socorro, sob a perspectiva da equipe interprofissional.Método:
tratase de um estudo de caso único com abordagem qualitativa; descritivo e interpretativo, realizado com 15 profissionais de saúde, em um pronto-socorro de um hospital referência em alta complexidade. Os dados foram coletados no período de setembro a novembro de 2024, por meio de entrevista submetidas a análise de conteúdo de Bardin e observação.Resultados e discussão:
emergiram as categorias: “Relações interprofissionais e interpessoais no ambiente de pronto-socorro”: “Barreiras à comunicação efetiva entre profissionais”, composta por duas subcategorias: “Rotina em um ambiente complexo” e “Utilização ineficiente de tecnologias” e “Estratégias para superação de barreiras à comunicação” que traz estratégias para superação das barreiras à comunicação no Pronto Socorro na visão dos profissionais, com destaque para a realização de treinamentos e criação de protocolos.Considerações finais:
a comunicação no ambiente de pronto-socorro, se mostra mais difícil, tendo em vista as barreiras inerentes ao ambiente. As estratégias sugeridas para superação de barreiras são atingíveis e poderão servir como subsídios para mudanças. Algumas estratégias já são implementadas no setor, apesar da necessidade de amadurecimento e maior adesão, para alcançar efetividade.
Communication in healthcare services is complex at all levels of care, especially in emergency and urgent care settings, due to the need for rapid response and a high level of attention, interaction, and communication among professionals. Various factors can either facilitate or hinder communication and, consequently, patient care. Thus, this study focuses on strategies to overcome communication barriers in an emergency department.