Vacinação contra Covid-19 em gestantes: fatores que interferem na tomada de decisão
Publication year: 2023
O desenvolvimento de vacina com intuito de diminuir a morbimortalidade e o nível de gravidade causado pelo vírus Sars-Cov-2 ocorreu em diversos países. O Programa Nacional de Imunização divulgou informações sobre vacinas utilizadas de forma emergencial e as estratégias para populações-alvo como as gestantes. Contudo informações relacionadas à vacinação contra covid-19 podem gerar insegurança e dificuldades que interferem na tomada de decisão de gestantes sobre se vacinarem. Referida ação pode ocasionar o atraso da aceitação ou arecusa de vacinação, apesar da disponibilidade nos serviços de saúde.
Objetivo:
analisar os fatores que levam à decisão de gestantes sobre se vacinarem contra covid-19. Estudo quantiqualitativo, com coleta de dados realizada por meio de aplicação de um questionário on-line com 42 gestantes e análise dos resultados e posterior etapa qualitativa, na qual se empregaram entrevistas individuais semiestruturadas, no período de julho e agosto de 2022, num município do Médio Paraíba no estado do Rio de Janeiro. O estudo é parte de um projeto guarda-chuva submetida ao Comitê de Ética e Pesquisada Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense com aprovação sob nº5.569.429.Utilizou-se por análise estatística simples e análise temática segundo Bardin, emergindo três categorias temáticas: A influência da veiculação de informações sobre vacinas contra covid-19 na aceitação, hesitação e decisão vacinal de gestantes; o medo associado à covid-19 suscita sentimento de aceitação vacinal e o medo atrelado à vacinação amplia hesitação; a influência das práticas educativas realizadas por profissionais de saúde na decisão vacinal. Além de demonstrar o perfil das gestantes, torna-se importante destacar fatores significativos associados à aceitação vacinal como orientação/estímulo para vacinação realizada pelo enfermeiro, medo de morrer, medo de ser contaminado por covid-19 e proteção e os fatores atrelados à hesitação como medo de efeitos adversos provenientes da vacinação, medo de agulha e notícias falsas em mídias digitais. Conclui-se que os desafios para reverter às baixas coberturas vacinais de gestantes no contexto da pandemia fazem parte da realidade dos serviços de saúde no Brasil e nos demais países do mundo. Num contexto em que se pode observar crescente movimento relacionado à hesitação vacinal, divulgar informações atualizadas acerca da decisão de gestantes sobre a vacinação contra covid-19 viabiliza o compartilhamento do conhecimento científico com vistas à tomada de decisão consciente.
The development of a vaccine with the aim of reducing morbidity and mortality and the level of severity caused by the Sars-Cov-2 virus occurred in several countries. The National Immunization Program released information on vaccines used in an emergency and strategies for target populations such as pregnant women. However, information related to vaccination against covid-19 can generate insecurity and difficulties that interfere with pregnant women's decision-making about getting vaccinated. Said action may cause delay in acceptance or refusal of vaccination, despite availability in health services.