Intervenções implementadas no apoio à família no processo de luto em cuidados paliativos - scoping review
Publication year: 2025
O presente documento enquadra-se no Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e remete para o estágio desenvolvido numa Equipa de Cuidados Paliativos Especializados. Este documento encontra-se dividido em duas partes.
Na primeira parte, evidencia-se o desenvolvimento das competências comuns e específicas
do enfermeiro especialista, através de uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva sobre as experiências vividas, e as atividades desenvolvidas ao longo do ensino clínico que promoveram o raciocínio crítico e a tomada de decisão fundamentada.
Na segunda parte, é realizada uma investigação secundária do tipo scoping review,
apresentada sob a forma de artigo científico onde se procurou dar resposta ao objetivo desta revisão: mapear a evidência disponível sobre as intervenções implementadas no apoio à família/cuidadores no processo de luto em cuidados paliativos. Tornou-se evidente de que é necessária maior investigação sobre a eficácia dos vários tipos de intervenções existentes, nomeadamente, musicoterapia, terapia artística, escrita, intervenções educativas, psicossociais, grupos de apoio, cartões de aniversário de luto e terapia comportamental existencial. Porém, as intervenções utilizadas no processo de luto, têm de forma geral conduzido à vivência de um processo de luto mais saudável por parte da família/cuidadores, sendo por isso fundamental que continuem a ser aplicadas para permitir um apoio efetivo nesta fase.
O processo de aprendizagem, decorrente do ensino clínico, possibilitou transformar
conhecimentos em habilidades e competências necessárias para prestar cuidados à pessoa
em situação paliativa ao longo do seu processo de doença, assim como também à sua
família/cuidadores.