Estigma e comportamento de procura de ajuda
Publication year: 2025
O aumento do número de pessoas com doença mental é tendência a nível global. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem um papel preponderante na promoção da saúde mental e prevenção da doença mental grave. A pessoa com diagnóstico de doença mental é exposta ao estigma enraizado a nível mundial e independente da cultura e contexto em que a pessoas se insere, condicionando o comportamento de procura de ajuda. No desenvolvimento deste trabalho é efetuada uma reflexão sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de competências, considerando as intervenções realizadas nos diversos contextos de estágio e ainda identificar e conhecer intervenções de combate ao estigma, que favorecem o comportamento de procura de ajuda.
Este percurso possibilitou a perceção da prática, aprendizagem contínua, adaptação aos contextos e crescimento pessoal, tendo sido essencial para o desenvolvimento de competências comuns e específicas. Este trabalho reflete a importância das intervenções efetuadas nos diferentes contextos de estágio, a adequação à realidade e a evolução da prática clínica.
Neste sentido, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e conhecer intervenções de combate ao estigma, que favorecem o comportamento de procura de ajuda. Para a consecução deste objetivo foi realizada uma scoping review, com pesquisa em bases de dados e repositórios científicos, com seleção de estudos no horizonte temporal de 5 anos.
Os estudos integrados na investigação reforçam a importância da promoção da literacia em saúde mental, identificam a psicoeducação e intervenções breves como eficazes e ainda o recurso a programas que integrem a promoção da saúde mental e prevenção da doença mental.
Considerando as intervenções identificadas e comparando com a experiência ao longo dos estágios, conclui-se que utilizar intervenções de forma simultânea e complementar, potencia os resultados pretendidos, em semelhança dos resultados explanados na scoping review.
A componente de investigação deste trabalho contribuiu para o meu desenvolvimento ao consolidar o conhecimento técnico-científico com base em evidências atualizadas da prática clínica. Destacou-se a relevância da investigação primária na melhoria dos cuidados prestados, promovendo a otimização de resultados e a prática baseada na evidência.