Inteligência emocional percebida e empenhamento organizacional: Um estudo em enfermeiros
Publication year: 2025
O presente estudo aborda a relação entre a Inteligência Emocional Percebida (IEP) e o Empenhamento Organizacional (EO), com foco nas dimensões Normativa (EON) e Afetiva (EOA), no contexto da enfermagem. O principal objetivo é sensibilizar os enfermeiros gestores para a importância da IEP como um recurso estratégico para promover o EO nas organizações de saúde.
Especificamente, este estudo pretende contribuir para a identificação da relação entre a IEP e o EO, incentivando a adoção de estratégias que fortaleçam o vínculo dos profissionais com as instituições. Além disso, pretende fomentar a reflexão e o debate entre gestores sobre o papel da IEP na gestão de equipas de enfermagem, destacando o seu impacto na motivação e comprometimento organizacional.
Metodologicamente, trata-se de um estudo quantitativo, observacional, transversal e descritivo-correlacional. A amostra é composta por 151 enfermeiros que trabalham em instituições de saúde portuguesas e, simultaneamente, frequentam formação pós-graduada em enfermagem. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de um questionário de preenchimento individual, contendo questões sociodemográficas e profissionais, além da aplicação de duas escalas validadas para a população portuguesa: o Trait Meta-Mood Scale (TMMS) para avaliar a IEP e as subescalas de EON e EOA para medir o EO.
Os resultados deste estudo poderão contribuir para o desenvolvimento de estratégias de gestão mais eficazes, promovendo um ambiente organizacional favorável ao envolvimento e bem-estar dos enfermeiros, com benefícios tanto para os profissionais quanto para as instituições de saúde.