Comportamentos de saúde em usuários de substâncias psicoativas
Health behaviors in users of psychoactive substances
Publication year: 2013
O consumo de drogas resulta em consequências para o indivíduo tanto no âmbito social quanto no de saúde. Conhecimentos sobre comportamentos de saúde dos usuários de drogas tornam-se relevante para melhor compreender esse grupo. O estudo teve por objetivo avaliar as propriedades psicométricas do Questionário Comportamentos de Saúde em usuários de substâncias psicoativas. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo. O estudo foi desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas de Ribeirão Preto, SP, Brasil. A amostra foi composta por 140 usuários do serviço.
O instrumento utilizado foi composto por:
Informações sociodemográficas, Escala de Severidade da Dependência de Drogas, Severity Alcohol Dependence Data e o Questionário Comportamentos de Saúde. Utilizou-se a análise descritiva dos dados e a validade de construto por meio da análise fatorial. Para a consistência interna do instrumento e de seus fatores utilizou-se o coeficiente alfa de Cronbach. A amostra caracteriza-se predominantemente por usuários do sexo masculino, adultos, solteiros, cor da pele branca, com baixo nível de escolaridade. A maior parte deles já esteve em tratamento e a busca por atendimento ocorreu voluntariamente ou por meio de seus familiares. A droga de maior consumo foi o crack. Os usuários, em sua maioria apresentaram níveis graves de severidade da dependência alcoólica e também da dependência de cocaína e crack. A maconha foi a droga de primeiro uso. A análise fatorial resultou em um modelo composto por oito fatores, sendo: comportamentos sexuais seguros; autocuidado com poluição ambiental; saúde; atividades físicas; autocuidado com alimentação; alimentação saudável; automedicação e consumo de bebidas alcoólicas, além da segurança motorizada. Os coeficientes de alfa de Cronbach mostraram-se satisfatórios com índices acima de 0,50 para os fatores, e 0,82 para o questionário Comportamentos de Saúde global. Os resultados confirmam a confiabilidade do Questionário Comportamentos de Saúde na versão brasileira para sua aplicabilidade em usuários de substâncias psicoativas
Drugs consumption results in consequences for the individual both in the social as in health environment. Knowledge about health behaviors of drug users becomes important to better understand this group. The study aimed to evaluate the pschycometric propriety of the health behavior questionnaires in users of psychoactive substances. It is about a quantitative descriptive study. The study was conducted at the Center of Psychosocial Care - Alcohol and Drugs from Ribeirão Preto, SP, Brazil. The sample consisted of 140 service users.