Desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa em situação crítica
Publication year: 2025
O presente documento enquadra-se no Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica ? Área de Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pretende reunir o trabalho desenvolvido ao longo da componente prática deste Curso de Mestrado, encontrando-se dividido em duas partes.
Na primeira parte destaca-se o aprimorar de competências por meio de uma abordagem descritiva, analítica e reflexiva sobre as atividades realizadas, as experiências tidas e os desafios enfrentados ao longo deste percurso. Esta análise tem como base tanto as competências comuns do Enfermeiro Especialista como as competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica. É salientada a importância do desenvolvimento do raciocínio crítico, do aumento do conhecimento através da procura pela evidência mais recente e da consolidação de uma base sólida para a tomada de decisão especializada em enfermagem.
Na segunda parte é apresentada uma revisão de literatura, apresentada sob a forma de artigo científico, onde se procurou dar resposta às questões:
?Em que intervenções de enfermagem no serviço de urgência existe recurso à ecografia?
?Qual a importância do recurso à ecografia para os cuidados de enfermagem em serviços de urgência?
O objetivo desta revisão foi mapear a evidência existente acerca da importância do recurso à ecografia por enfermeiros nos serviços de urgência e mapear as intervenções passíveis de serem realizadas por enfermeiros com recurso à ecografia em serviços de urgência. Foram identificadas várias intervenções onde o enfermeiro pode utilizar a ecografia, que podem contribuir com ganhos para a qualidade dos cuidados prestados às pessoas neste contexto.