Promoção da autogestão no cluster diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial: Relatório final de estágio
Publication year: 2025
RESUMO
O presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito do I Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com vista à obtenção do grau de Mestre, sendo constituído por duas partes. A primeira parte compreende a análise reflexiva das experiências e aprendizagens desenvolvidas nos campos de estágio. A reflexão crítica centra-se nos objetivos definidos em Projeto de Estágio, tendo em conta os quatro domínios de competências comuns partilhados por todas as especialidades de enfermagem, nas competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Crónica, bem como, nos objetivos propostos para a unidade curricular.
A segunda parte deste relatório é composto por uma revisão scoping, que tem como objetivo mapear as intervenções de enfermagem promotoras de autogestão no cluster Diabetes Mellitus Tipo 2 e Hipertensão Arterial. Para a execução da referida revisão utilizou-se a metodologia proposta pela Joanna Briggs Institute. Os resultados da pesquisa foram reportados através do fluxograma Preferred Reporting Items for Systematic reviews e Meta-Analyses (PRISMA). Este processo foi realizado por dois revisores, de forma independente. De acordo com os sete artigos elegíveis que integraram a revisão, as intervenções de enfermagem centram-se na educação individual, centrada nas necessidades da pessoa, no apoio, motivação e acompanhamento do processo de autogestão. Na definição de uma estratégia de atuação, espera-se que os resultados obtidos possam contribuir como um instrumento de trabalho, na tomada de decisão dos enfermeiros.
O desenvolvimento profissional é um processo de aprendizagem contínuo, no qual o enfermeiro se empenha na aquisição de competências, na mudança de comportamentos na sua ação, com o objetivo de melhorar a sua prática profissional, perspetivando a qualidade dos cuidados e a satisfação dos utentes.