Comunicação verbal na preparação para o parto: Análise da prática de enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica

Publication year: 2025

No âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, surge este Relatório Final de Estágio, que descreve e reflete as atividades desenvolvidas, durante o estágio e durante a componente investigativa. Durante o estágio foram adquiridas e desenvolvidas Competências Gerais do Enfermeiro Especialista e Competências de Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Os programas de preparação para o parto, desenvolvidos por Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, visam desenvolver na mulher/pessoa significativa conhecimentos, capacidades e autoeficácia para lidar com o trabalho de parto. Tendo em conta que a comunicação é indissociável dos cuidados, durante os programas, o enfermeiro pode recorrer a técnicas de comunicação verbal, que se forem usadas de forma consciente, coerente e adequada, podem potenciar a relação enfermeiro-mulher e a efetividade das intervenções do enfermeiro, com vista ao empoderamento da mulher para lidar com o trabalho de parto, potenciando uma experiência positiva de parto. Desta forma, procurou-se desenvolver um estudo nível 1, descritivo-exploratório de cariz qualitativo, com o objetivo de explorar as diferentes técnicas de comunicação verbal utilizadas pelos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, durante as sessões de preparação para o parto. A recolha de dados baseou-se na gravação em áudio de sessões de preparação para o parto, com o objetivo de analisar a comunicação de 5 Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.

Os resultados revelam que estes recorrem a diversas técnicas de comunicação verbal:

informação; sugestão indireta, instrução; afirmação positiva; empatia e aceitação e metáfora. Usaram maioritariamente a informação como técnica de comunicação verbal e recorreram mais a afirmações positivas do que negativas. A componente de estágio permitiu o desenvolvimento de competências gerais e especializadas, através de atividades relativas aos cuidados da mulher/pessoa significativa e recém-nascido. Este trabalho veio também dar contributos importantes sobre quais as técnicas de comunicação verbal usadas pelos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, durante sessões de preparação para o parto. Estas técnicas poderão influenciar os conhecimentos, capacidades e autoeficácia relativos ao trabalho de parto.