Prevenção da infeção do local cirúrgico em contexto oncológico
Publication year: 2025
Em Portugal e no mundo, a incidência e a prevalência das doenças oncológicas, tem aumentado, pelo que se constitui um grave problema que afetará as próximas gerações, pela cronicidade que representa.
Este relatório reflete o percurso de desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista (EE) em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica (EMC?PSCrónica), com particular enfoque na área de oncologia e na prevenção da infeção hospitalar, contribuindo para a promoção da qualidade, segurança dos cuidados, e da excelência na prática profissional em enfermagem.
A primeira parte do presente Relatório de Estágio evidencia, através de uma análise reflexiva, o desenvolvimento de competências comuns e específicas do EE em EMC ? PSCrónica. Esta reflexão integra a componente clínica em Pessoa em Situação Crónica, realizada num serviço de internamento de Ginecologia num hospital da zona centro e o Estágio com Relatório Final, numa Unidade Local-Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (UL-PPCIRA) de um centro de oncologia português. Esta reflexão inclui uma análise reflexiva sobre os contextos clínicos e as oportunidades de aprendizagem vivenciadas.
Numa segunda parte, este relatório contém uma componente de investigação. Esta investigação apresenta os resultados preliminares de um estudo que surgiu no âmbito de um projeto de melhoria contínua da qualidade intitulado ?Prevenção da infeção do local cirúrgico em contexto oncológico.