Diretrizes gerenciais das práticas do enfermeiro no consultório na rua
Publication year: 2022
Trata-se de uma investigação acerca das diretrizes gerenciais das práticas do enfermeiro no Consultório na Rua (CnR), à luz do referencial teórico Nursing Role Effectiveness Model (NREM).
Objeto de estudo:
As práticas gerenciais dos enfermeiros que atuam no CnR.Objetivos:
Descrever as ações desenvolvidas pelo enfermeiro no CnR; Discutir as práticas gerenciais do enfermeiro no CnR e Elaborar diretrizes gerenciais das práticas do enfermeiro no CnR.Impactos:
Dentre as várias possibilidades de impacto da pesquisa seja no campo social, econômico e político, destaca-se o profissional, principalmente acerca das ações independentes e dos cuidados sensíveis realizados por estes enfermeiros que atuam no CnR, pois se espera que este estudo possa dar notoriedade aos aspectos gerenciais realizados pelos enfermeiros, valorizando as ações de cuidado da enfermagem.Metodologia:
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, respaldado na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, sob o parecer 5.150.745. A coleta de dados se deu mediante a realização de entrevistas semiestruturadas remotas por meio da plataforma Google Meet. Entrevistou-se dez enfermeiros que atuam no CnR em um período superior a um ano, cuja captação foi feita por meio de busca por currículo na Plataforma Lattes e o uso da técnica Snowball. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com a técnica de análise temática de conteúdo proposta por Bardin.Resultados:
Com base na análise de conteúdo, foi possível construir as seguintes categorias temáticas: A Estrutura no Consultório na Rua; O Processo no Consultório na Rua; Os Resultados no Consultório na Rua e Elaborar diretrizes gerenciais das práticas dos enfermeiros no CnR.Considerações finais:
Por meio da análise dos discursos, foi possível elaborar diretrizes que visam nortear as práticas dos enfermeiros que atuam neste equipamento clínico. Também se verificou que o gerenciamento do cuidado de enfermagem deve ser pautado nas necessidades apresentadas pelos usuários, superando o modelo biomédico e levando em consideração os determinantes sociais do processo saúde-doença.
This is an investigation about the management guidelines of nurses' practices in the Office on the Street, in the light of the theoretical framework Nursing Role Effectiveness Model (NREM).