Os processos de comunicação e sua influência no trabalho interprofissional nas equipes da estratégia saúde da família
Publication year: 2023
Introdução:
A comunicação interprofissional pautada no diálogo e na horizontalidade é de grande importância para o compartilhamento de saberes e práticas, para a qualificação dos processos de trabalho e para a melhoria da atenção à saúde. A comunicação insuficiente interfere na produção do cuidado ao mesmo tempo que a adesão ao trabalho interprofissional tende a melhorar a comunicação entre a equipe, qualificando os processos de trabalho.Objetivo:
compreender como os processos de comunicação influenciam o trabalho interprofissional das equipes de Saúde da Família (eSF) na unidade do Programa Médico de Família Teixeira de Freitas, situada na cidade de Niterói-RJ, bem como identificar as fragilidades durante os processos de comunicação; compreender as causas e as consequências relacionadas com os problemas de comunicação e fornecer ferramenta para auxiliar o processo de comunicação entre os profissionais que atuam na eSF.Metodologia:
estudo com abordagem qualitativa com 21 profissionais e trabalhadores que atuavam na referida unidade. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados seguindo preceitos da análise temática.Resultados:
Foi identificado que fragilidades na comunicação interferem negativamente nos processos de trabalho das equipes. As principais causas para a equipe não se comunicar são a ausência e a não organização das reuniões e de espaços para conversas entre os profissionais, a falta de entendimento do trabalho e as dificuldades pessoais e de relacionamento. Dentro das consequências dos problemas de comunicação para o trabalho interprofissional, podem-se citar a prática fragmentada, a desmotivação da equipe e o comprometimento da qualidade da assistência ao usuário. Espera-se que esta pesquisa contribua para a integralidade do cuidado de forma compartilhada entre os profissionais, valorizando a comunicação interprofissional, e fornecer ferramenta para auxiliar a comunicação das eSF. Destaca-se a importância de explorar o diálogo interprofissional com a manutenção regular das reuniões na unidade auxiliando o planejamento das ações, a organização e o conhecimento dos processos de trabalho, oferecendo oportunidade de integração entre os profissionais e melhorando as relações e o vínculo entre eles.
Work processes demand communication for an effective interprofessional teamwork. Interprofessional communication takes place through the adoption of horizontal
dialogue, in order to encourage professionals to share knowledge clearly with users or workers. Insufficient communication interferes with the production of care at the same time that adherence to interprofessional work tends to improve communication among the team, qualifying the work processes.