Literacia em cuidados paliativos dos enfermeiros que prestam cuidados em contextos não especializados
Publication year: 2025
Este relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com o propósito de refletir o percurso de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de competências enquanto Enfermeira Especialista e Mestre nesta área.
Num cenário global caracterizado pelo envelhecimento da população e pelo aumento das doenças crónicas, os Cuidados Paliativos assumem um papel fundamental nos sistemas de saúde, ao oferecerem respostas adequadas às necessidades das pessoas com doenças graves, progressivas e incuráveis, bem como às dos seus familiares/cuidadores, proporcionando-lhes dignidade, conforto e qualidade de vida.
A primeira parte do relatório incide sobre a componente de estágio e contempla a descrição dos locais onde decorreu a prática clínica, especificamente, numa Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos e numa Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos. Esta secção inclui ainda uma análise crítica e reflexiva das competências desenvolvidas, tanto as comuns ao Enfermeiro Especialista como as específicas ao Enfermeiro Especialista nesta área. Esta análise é sustentada por situações clínicas concretas, intervenções e atividades realizadas durante a permanência nos contextos de aprendizagem, fundamentadas em evidência científica.
A segunda parte corresponde à componente de investigação, subordinada ao tema ?Literacia em Cuidados Paliativos dos enfermeiros que prestam cuidados em contextos não especializados?. Assim, foi conduzido um estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa, com o objetivo de identificar as necessidades em literacia em Cuidados Paliativos dos enfermeiros que prestam cuidados em contextos de internamento. De acordo com os achados, a literacia em Cuidados Paliativos é influenciada pela interação entre três dimensões principais: necessidades, desafios e estratégias. Relativamente às necessidades em literacia em Cuidados Paliativos dos enfermeiros, destacam-se: a compreensão dos princípios e filosofia dos Cuidados Paliativos; o desenvolvimento de conhecimentos e competências em comunicação; gestão de sintomas; trabalho em equipa; apoio à família; organização e ativação de recursos; além do autocuidado dos próprios profissionais. Os achados evidenciam a importância de investir na literacia em Cuidados Paliativos dos enfermeiros, desenvolvendo e implementando intervenções ajustadas às necessidades identificadas, como contributo para a melhoria dos cuidados prestados à pessoa em situação paliativa e sua família/cuidadores.