Sexualidade no pós-parto - experiências do homem após o nascimento do primeiro filho

Publication year: 2024

Enquadramento:

A componente de estágio apresenta uma descrição das atividades realizadas durante o estágio e uma reflexão sobre as competências desenvolvidas. A componente de investigação aborda a sexualidade masculina após o nascimento do primeiro filho. A sexualidade é um aspeto central do ser humano, contribuindo para o seu bem-estar. A evidência demonstra que a experiência dos homens no domínio da sexualidade no período pós-parto sofre grandes mudanças. No entanto, o número de estudos sobre este fenómeno é reduzido, tornando necessária a investigação neste domínio.

Objetivos:

Refletir sobre as atividades realizadas em contexto de estágio, o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista e competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica; refletir sobre o desenvolvimento das competências para obtenção do grau de Mestre; realizar uma investigação no âmbito de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.

Metodologia:

Realizou-se um estudo qualitativo exploratório-descritivo, com parecer favorável da Comissão de Ética da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. A técnica de bola de neve assegurou o acesso aos participantes. A colheita de dados foi realizada por entrevista semiestruturada e a análise dos dados seguiu as orientações de Bogdan e Biklen.

Resultados:

Da análise das entrevistas emergiram quatro categorias. No período pós-parto, ocorrem mudanças na relação conjugal, com impacto na experiência de sexualidade do homem. Apesar da diminuição da frequência das relações sexuais e do desejo sexual da mulher, a satisfação sexual do homem manteve-se elevada. A intimidade e os afetos assumem um papel preponderante na manutenção da qualidade da relação conjugal no período pós-natal. Como fatores facilitadores foram identificados fatores pessoais, ambientais e relacionados com a assistência em saúde, com destaque para os Programas de Preparação para o Parto e Parentalidade. Dos fatores dificultadores foram identificados o cansaço e falta de tempo, fatores relacionados com a companheira e fatores relacionados com a assistência em saúde, com alguns homens a referirem sentir-se excluídos dos cuidados de saúde.

Conclusão:

Os estágios permitiram o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos, sustentados em evidência científica, no âmbito da vigilância da saúde da mulher, vigilância da gravidez, trabalho de parto, parto e puerpério, o conhecimento de diferentes contextos e o aumento da rede de contactos com enfermeiras especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Na componente de investigação, o conhecimento das experiências de sexualidade do homem no período pós-parto constitui uma mais valia para os cuidados especializados em enfermagem. Sugere-se a realização de estudos sobre a sexualidade do homem em diferentes populações, bem como a realização de estudos sobre as perspetivas dos profissionais de saúde face ao fenómeno em estudo.