Comunicação não verbal em enfermagem pediátrica: Uma análise proxémica
                                Publication year: 2024                                
                            
                                                            
                                            O Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pretende demonstrar o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências especializadas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, envolvendo a realização de uma Rapid Scoping Review que permitiu identificar as dimensões da comunicação não verbal presentes na literatura em Enfermagem, à luz da Teoria Proxémica de Hall.
Ser Enfermeiro em Saúde Infantil e Pediátrica pressupõe habilidades comunicacionais, nomeadamente na comunicação não verbal, área de particular exigência e complexidade. A compreensão holística e capacidade para mobilizar recursos comunicacionais, relacionais, científicos, decorrentes da investigação e reflexão são determinantes para a promoção de um ambiente saudável, com vista à satisfação das necessidades da criança/jovem/família, num processo efetivo de parceria de cuidados, privilegiando uma abordagem ética e culturalmente sensível.
Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, apresentam-se as atividades desenvolvidas e o contributo da prática clínica supervisionada para o desenvolvimento de competências no domínio pessoal e profissional do Enfermeiro Especialista, recorrendo a evidência científica na área de Enfermagem e subárea de especialização.
O presente documento revelou-se determinante para demonstrar o percurso formativo evidenciando a importância da realização da componente de estágio na aquisição e desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista. A Rapid Scoping Review demonstrou que a literatura acerca da comunicação não verbal em Enfermagem Pediátrica não contempla todas as dimensões da Teoria Proxémica de Hall.
Com potencial para otimizar a comunicação não verbal, a Teoria Proxémica de Hall mostra-se bastante útil, estabelecendo-se como um referencial teórico relevante para a Enfermagem Pediátrica.