Publication year: 1992
Esta investigaçäo pretendeu caracterizar a organizaçäo tecnológica da assistência à hanseníase com a introduçäo da poliquimioterapia, uma nova proposta de intervençäo. A poliquimioterapia foi tomada como uma tecnologia, isto é, um conjunto de saberes e instrumentos específicos apropriados para intervir na hanseníase, que se constitui no processo de trabalho concretamente operado numa dada realidade, näo sendo determinda, portanto, apenas no plano técnico e científico.
As estratégias de investigaçäo adotadas permitiram a escolha do Centro de Saúde de Citrolândia como local do estudo por apresentar complexidade suficiente para permitir a análise dos momentos do processo de trabalho:
a finalidade, o objeto e os instrumentos. Para captar esta dinâmica utilizaram-se de dois instrumentos: a observaçäo direta das açöes desenvolvidas pelos agentes e a entrevista semi-estruturada com agentes e clientes do programa de hanseníase. A contextualizaçäo da implantaçäo da nova tecnologia permitiu demarcar diferentes momentos das práticas de saúde relativas à hanseníase em Citrolândia:
a criaçäo da Colönia Santa Izabel, enquanto um instrumento destinado ao isolamento; o surgimento da dapsona reorientando para uma assistência ambulatorial e a programaçäo reforçando a integraçäo da hanseníase no Centro de Saúde. A poliquimioterapia orientou a inserçäo de outros profissionais ao processo de trabalho, estabeleceu novas relaçöes sociais e criou novos instrumentos destinados a atender a finalidade de uma assistência individual e curativa. O desenvolvimento de instrumentos voltados para o controle do processo saúde-doença na coletividade foram tomados como secundários. A riqueza das experiências no setor de prevençäo de incapacidades permitiu, através de uma relaçäo dialética entre clientes e agentes, a construçäo de um novo saber, a prevençäo primária das incapacidades. O trabalho da enfermagem se caracterizou por um trabalho parcelado em tarefas independentes também voltado para atender uma assistência individual e curativa. Observou-se que a trajetória da poliquimioterapia em Citrolândia sofreu influências marcantes das condiçöes históricas e sociais, estabelecendo uma contradiçäo entre os agentes e clientes, entre o antigo e novo, entre o saber popular e o saber científico.