Isolamento de bactérias anaeróbias em processos infecciosos de osteomielites crônicas

Publication year: 1990

O estudo mostrou a presença de bactérias anaeróbicas nas culturas de espécimens de tecidos e/ou biópsia óssea, obtidos durante o debridamento cirúrgico. Uma grande populaçäo de microorganismos microaerófilos participaram destas infecçöes observadas em 30 pacientes com osteomielite crônica. Apenas em 2 pacientes isolamos cultura pura de bactérias anaeróbias (33,3 por cento) e nos outros 4 pacientes (66,6 por cento) tivemos culturas mistas de anaeróbios e facultativos.

Em nossa pesquisa encontramos:

Staphylococcus sp.-53 por cento, Pseudomonas sp.-15,5 por cento e Enterobacter sp.-12,4 por cento.

Os anaeróbios foram:

Bacteroides fragilis-9,3 por cento, Cocos anaeróbios-9,3 por cento. Entre os pacientes estudados, três deles apresentaram características clínicas que sugeriam a presença de bactérias anaeróbias, sendo confirmado no diagnóstico bacteriológico.

Os pacientes foram:

um com história de sinusite, amigdalite de repetiçäo (número 6); outro com diagnóstico de diabetes mellitus, insuficiência renal e carcinoma basocelular (número 14) e o outro tinha uma lesäo com tecido necrótico de coloraçäo negra com secreçäo de odor forte e evidência de presença de gás (número 21).