Liderança do enfermeiro da rede básica de serviços de saúde

Publication year: 1992

No presente estudo tecemos inicialmente algumas consideraçöes sobre a nossa vivência na área de saúde pública como chefe de um posto médico, discorremos também sobre os motivos que nortearam a consecuçäo deste estudo.

A seguir realizamos consideraçöes sobre o Sistema Unico de Saúde e tratamos da fundamentaçäo teórica selecionda para esta pesquisa:

O Grid Gerencial. O estudo teve como objetivos verificar os comportamentos ideal e real do enfermeiro da rede básica de serviços da saúde em relaçäo aos estilos de liderança, segundo a opiniäo do pessoal auxiliar. Para a coleta de dados aplicamos dois instrumentos distintos, denominados Instrumentos Grid & Liderança em Enfermagem, de autoria de Trevizan25. Participaram da pesquisa 49 sujeitos, sendo 12 técnicos de enfermagem, 26 auxiliares de enfermagem e 11 atendentes de enfermagem, atuantes em 7 unidades básicas de saúde (UBS) e 1 unidade distrital de saúde (UDS) localizados na cidade de Ribeiräo Preto - SP. Os dados relativos ao comportamento ideal indicaram que o estilo de liderança mais desejado para os enfermeiros da rede básica de serviços de saúde, é o estilo Grid 9,9. Em 2§ lugar, os técnicos e auxiliares de enfermagem desejam o estilo Grid 5,5 seguido pelo 1,9; os atendentes de enfermagem desejam em 2§ lugar o estilo Grid 1,9 e em 3§ lugar o estilo Grid 5,5. Em relaçäo ao comportamento real os dados evidenciaram que o estilo Grid 9,9 é o mais exercido pelos enfermeiros da rede básica de serviços de saúde, segundo a opiniäo dos profissionais e ocupacionais pesquisados. Para os técnicos e auxiliares de enfermagem o estilo Grid 5,5 obteve o 2§ lugar e o estilo 1,9 o 3§ lugar, enquanto que os atendentes indicaram em 2§ lugar o estilo Grid 1,9 e em 3§ posto, o estilo 5,5.